Voyager
Temporada 2

Análise do episódio por
Daniel Sasaki



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História tocante e bem executada nasce 
da natureza "esquizofrênica" da série

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: desconhecida.

À procura do precioso tellerium necessário para abastecer a nave, Janeway, Tuvok, Torres e Neelix se transportam para uma cidade Alsauriana ocupada pelos hostis Mokras, soldados que estabeleceram um severo regime militar na região.

Alertados sobre a presença dos tripulantes da Voyager, soldados os abordam no mercado local, confrontando-os. Tuvok e B'Elanna são capturados e levados para interrogatório. Já a capitã, leva um tiro e cai inconsciente na rua, resgatada em seguida por Caylem, um excêntrico nativo que acredita que Janeway é sua filha, há muito perdida.

Na Voyager, Chakotay contacta Augris, o magistrado dos Mokras, a fim de recuperar os tripulantes perdidos, mas quando seus esforços falham, começa a formular um plano de resgate.

Na casa de Caylem, Janeway descobre que Torres e Tuvok foram levados para a prisão impenetrável dos Mokras. Esperando encontrar sua esposa desaparecida, Caylem pede à capitã para acompanhá-la em sua busca. Ela recusa, mas nesse momento soldados chegam, procurando por ela. Os dois conseguem fugir segundos antes de os militares entrarem no local.

Janeway e Caylem se aproximam do líder da resistência que forneceu o tellerium, que concorda em ajudá-los a conseguir armas para eles libertarem os tripulantes. Mas quando a capitã descobre que a troca para obter armas é uma armadilha, tem de apelar para sua artimanha feminina a fim de se livrar de dois guardas que protegiam os túneis de acesso à prisão.

Depois que ela e Caylem roubam armas, eles conseguem entrar na instalação. Enquanto isso, a Voyager é atacada pelos Mokras, que ordenam sua retirada imediata.

Janeway consegue encontrar Tuvok e Torres, mas permanece no lugar para ajudar Caylem encontrar sua esposa. No entanto, Augris chega com seus soldados e revela que tanto a filha como a esposa --membros da resistência-- estão mortas. Caylem então esfaqueia Augris e, em seguida, leva um tiro.

Enquanto ele agoniza, Janeway assume o papel de filha e o assegura de que ela e sua mãe o perdoam por seu medo em juntar-se à resistência anos antes. Segundos depois, Paris chega e todo o grupo avançado é transportado de volta à Voyager.

 

Comentários:

"Resistance" tem um roteiro de carga e consistência e foi ajudado também por um bom elenco convidado. Joey Grey (Caylem) atuou admiravelmente em dupla com Kate Mulgrew, o que resultou em um dos episódios mais comoventes de Voyager. Augris, interpretado por Alan Scarfe, também foi um personagem forte. Ele ilustra bem poder e frieza e sua interação com Caylem também foi digna de emoção. Enfim, a química foi muito boa.

Infelizmente, o episódio também reflete a inconsistência da série. A rigor, Janeway sempre foi uma defensora extrema da Primeira Diretriz. Deixou de negociar uma tecnologia que poderia levar a Voyager de volta para casa (em "Prime Factors"), só para respeitar a política oficial local. Aqui, somos pegos de surpresa por uma negociação entre a própria capitã, liderando um grupo avançado, com terroristas de uma civilização alienígena, agindo contra os interesses do governo local!

Esse tipo de "esquizofrenia" seria uma das maiores fontes de críticas à série. Mas, desconsiderando esse fator (que não é pequeno, diga-se de passagem), o episódio mantém-se como uma tocante e bem executada história.

Janeway contribuiu bastante para o bom rendimento do episódio. É estranho vê-la aceitar esse relacionamento com Caylem, dadas as circunstâncias. Ela é uma capitã da Frota, logo espera-se uma postura mais materna. Contudo, cultiva um carinho genuíno por esse estranho que a trata como a filha há muito perdida. Pôde-se ver o lado humano de Kathryn Janeway: ela ri, chora, demonstra afeto.

Não se pode esquecer de mencionar a cena em que ela usa de sua feminilidade para passar os guardas na entrada da prisão Mokra. Duvido que a Academia da Frota ensine esse tipo de tática a seus alunos, o que mostra a grande habilidade de improviso de Janeway. Seus métodos não-convencionais a destacarão dos demais capitães.

Sem desmerecer as atuações, que foram excelentes, só não fica claro por que a capitã estava no planeta. Em uma situação claramente tensa, acho que seria papel do primeiro-oficial levar a missão adiante. Mas Chakotay apenas ficou na Voyager, supervisionando reparos e, mais tarde, planejando o resgate dos colegas.

Mas o que predomina é mesmo um grande roteiro, que não precisou de efeitos especiais cinematográficos para entreter e tornar-se atraente ao público. O episódio foi fechado com chave de ouro na cena em que Caylem morre nos braços da capitã. Também é poderosa a sequência final, quando Janeway está em seu gabinete segurando o colar dado pelo "pai", um símbolo com profundo significado.

 

Citações:

Chakotay - "Sounds like a challenge for you, Mr. Kim."
("Soa como um desafio para você, Sr. Kim")

Janeway - "Maybe we'll have to try a different strategy."
("Talvez tenhamos que tentar uma estratégia diferente.")

Janeway - "Nobody will see us back here... it's dark, private."
("Ninguém nos verá aqui... é escuro, particular.")

 

Trivia:

int.jpg (476 bytes) Em entrevista no dia 15/11/1995, o diretor Winrich Kolbe disse: "Foi uma peça de desfile para Kate [Janeway] e Joel Grey [Caylem]. Eles se ligaram imediatamente e tiveram um relacionamento maravilhoso tanto na tela como fora. Como diretor, apenas sentei lá e disse, 'Vocês querem fazer isso de novo? Tudo bem, ótimo. Me avisem quando quiserem que eu corte e cole'. Eu estava admirado. Eles eram dois talentos se divertindo e isso repercutiu. Foi provavelmente a melhor atuação em que estive envolvido em Jornada."


Ficha técnica:

História de Michael Jan Friedman & Kevin J. Ryan
Roteiro de Lisa Klink
Direção de Winrich Kolbe
Exibido em 27/11/1995
Produção: 028

Elenco:

Kate Mulgrew como Kathryn Janeway
Robert Beltran como Chakotay
Roxann Biggs-Dawson como B'Elanna Torres
Robert Duncan McNeill como Tom Paris
Jennifer Lien como Kes
Ethan Phillips como Neelix
Robert Picardo como Doutor
Tim Russ como Tuvok
Garrett Wang como Harry Kim

Elenco convidado:

Joel Gray como Caylem
Alan Scarfe como Augris
Tom Todoroff como Darod
Glenn Morshower como Guarda 1

Episódio anterior   |   Próximo episódio