A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História incrivelmente elaborada prepara
o terreno para a aparição de Spock

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45236.4.

O capitão Picard fica preocupado ao saber que o lendário embaixador Vulcano Spock partiu em uma missão não-autorizada ao planeta Romulus, capital do Império Romulano. Ele imediatamente viaja até Vulcano para conversar com Sarek, o pai de Spock. Sarek e Picard ficaram muito próximos há um ano, quando fizeram um elo mental.

A esposa de Sarek, Perrin, conta a Picard que a condição de seu marido é muito grave e confidencia detalhes da relação conflituosa entre Spock e seu pai. Apesar da doença de Sarek, Picard consegue conversar com ele. O Vulcano conta ao capitão que seu filho pode ter ido até Romulus conversar com Pardek, um senador Romulano que Spock conheceu durante a conferência de Khitomer.

Picard diz que irá atrás de Spock e Sarek, em seu leito de morte, pede que o capitão transmita seu amor ao filho. Enquanto isso, na Enterprise, Riker e Geordi inspecionam diversos fragmentos metálicos, identificados como de origem Vulcana, recuperados de uma nave Ferengi acidentada. Quando os Vulcanos revelam não saber nada a respeito, Riker e Geordi presumem que os Ferengis tenham roubado os fragmentos. 

Voltando à Enterprise, Picard pede a ajuda dos Klingons na esperança de obter uma nave equipada com camuflagem para a viagem até Romulus. Após vários dias, Picard finalmente consegue transmitir seu pedido a Gowron, que fornece a nave. Enquanto isso, Picard e Data conseguem confirmar que Spock realmente está em contato com Pardek, um senador que há décadas advoga a paz e a reunificação entre Romulanos e Vulcanos. 

Disfarçados como Romulanos, Picard e Data embarcam na nave Klingon rumo a Romulus. Simultaneamente, a Enterprise chega em um ferro-velho espacial, de onde os pedaços da nave Vulcana teriam sido roubados. 

Durante uma difícil noite a bordo da nave Klingon, Picard é informado de que Sarek morreu. Na Enterprise as coisas também não estão fáceis. Durante a investigação no ferro-velho, Riker encontra uma nave responsável pelo contrabando, mas ela se recusa a prestar qualquer esclarecimento e acaba destruída após entrar em confronto com a Enterprise. 

Picard e Data descem ao planeta e parte à procura de Pardek, mas quando estão para encontrá-lo, são levados por guardas Romulanos. Os oficiais os conduzem por um conjunto de cavernas, onde é revelado que eles não foram capturados pelo governo Romulano, mas por uma facção rebelde liderada por Pardek. Enquanto Picard revela sua missão a Pardek, Spock aparece diante de seus olhos.

Continua...

 

Comentários:

A primeira parte de "Unification" é brilhante, e só será superada pela segunda parte porque a primeira metade só foi escrita com um enorme "setup" para a segunda metade, a que Spock realmente terá um papel preponderante.

É incrível como o roteiro é trabalhado em todos os níveis, e a história assume um realismo incrível. São encontradas citações a eventos ocorridos em diversos episódios. Nessa primeira parte, entram na dança os fatos vistos em "Redemption", durante a guerra civil Klingon, e "Sarek", duas temporadas atrás, que marcou a primeira aparição do pai de Spock em A Nova Geração.

Todas essas menções deixam o episódio mais complexo, é verdade, mas também fazem dele muito mais saboroso. Definitivamente, é um roteiro para presentear os fãs --e funciona muito bem.

O equilíbrio entre humor e drama é perfeito. Data e Picard na nave Klingon e o recadinho do capitão para Gowron são momentos maravilhosos no lado sarcástico. Em termos de drama, a cena entre Picard e Sarek é o ponto alto do episódio, e possivelmente um dos momentos mais tocantes da série. Sarek, prestes a morrer, declara seu amor por Spock, apesar das desavenças entre os dois.

A atuação de Mark Lenard (cuja saúde já estava de fato debilitada pelo câncer que mataria o ator algum tempo depois) é fenomenal. A dificuldade de Sarek para fazer o tradicional cumprimento Vulcano e as palavras desconexas misturadas aos momentos de lucidez mostram a incrível capacidade deste ator. Patrick Stewart também consegue se envolver com a seqüência, tornando a cena ainda mais bonita.

A trama como um todo também é perfeita. Somos conduzidos ao longo dos primeiros 45 minutos em uma "busca por Spock". Quando o encontramos, ao final do episódio, já temos a certeza de que a conclusão promete. É incrível como, apesar de Leonard Nimoy aparecer nesta primeira parte apenas em uma imagem congelada no prólogo e na última cena, a história já é toda do Spock. Passamos quase que o tempo todo ouvindo falar do célebre Vulcano. Não poderia haver preparação mais bem feita para a aparição do personagem em A Nova Geração.

Por enquanto, as cartas estão na mesa, em duas histórias aparentemente desconectadas --uma a bordo da Enterprise e outra em Romulus. Na segunda parte, teremos o fechamento dos dois enredos, e o afunilamento das duas tramas em um contexto mais amplo é simplesmente perfeito.

Sem dúvida, "Unification" é um dos episódios que melhor explora as relações políticas entre as diferentes "nações" de Jornada nas Estrelas. Uma obra-prima.

 

Citações:

Klim Dokachin - "He probably figures that we don't get to see a lot of handsome women out this way and someone like you might get a little more cooperation from me. He's probably right."
("Ele provavelmente pensa que não costumamos ver mulheres bonitas por aqui e que alguém como você teria mais cooperação de mim. Ele provavelmente está certo.")

Trivia:

Presença de Leonard Nimoy como Spock. Nimoy participou dos 79 episódios da Série Clássica, além do primeiro episódio-piloto "The Cage", apareceu em todos os seis filmes de cinema com o elenco original e dirigiu dois deles, "Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock" e "Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa". Nimoy nasceu em 26/03/1938, em Boston, EUA. Seu trabalho mais recente foi a dublagem do personagem Kashekim Nedakh no novo desenho dos estúdio Disney, "Atlantis: The Lost Empire" (2001).

A presença de Spock na Nova Geração deveria ter ocorrido logo no primeiro episódio do segundo ano da série. Tracy Tormé foi contratado para desenvolver o roteiro de "Return to Forever", um episódio que traria o Spock da época de Jornada VI ao lado do Spock do século 24, graças ao Guardião da Eternidade, visto no episódio da Série Clássica "The City on the Edge of Forever". Porém com a greve dos roteiristas em 1988, as conversações com Nimoy esfriaram e o projeto não foi levado em frente.

Foi Frank Mancuso, presidente da Paramount Pictures na época, quem recomendou a Rick Berman que colocasse Spock e a tripulação da Nova Geração juntos em 1991, pois Jornada estava comemorando 25 anos e o estúdio queria algo marcante.

Malachi Throne que aqui interpreta o senador Romulano Pardek, atuou no episódio da Série Clássica "The Menagerie" como o comodoro Mendez e fez a voz original do guardião no episódio-piloto "The Cage".

Normal Large, que aqui interpreta o proconsul Neral retornará à Nova Geração nesta temporada no episódio "Violations", como Cairn. Ele também participou do episódio "Duet", do primeiro ano de Deep Space Nine, como um Kobheriano.


Ficha técnica:

História de Rick Berman & Michael Piller
Roteiro de Jeri Taylor
Direção de Les Landau

Exibido em 04/11/1991
Produção: 108

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Leonard Nimoy como Spock
Mark Lenard como Sarek
Joanna Miles como Perrin
Stephen D. Root como capitão K'Vada
Graham Jarvis como Klim Dokachin
Malachi Throne como o senador Pardek
Norman Large como o proconsul Neral
Daniel Roebuck como um romulano
Erick Avari como B'ljik
Karen Hensel como a almirante Brackett
Mimi Cozzens como a mulher romulana da sopa
Majel Barrett como a voz do computador

Episódio anterior   |   Próximo episódio