A Nova Geração
Temporada 5

Análise do episódio por
Salvador Nogueira



 









 

MANCHETE DO EPISÓDIO
História mais tocante da Nova Geração
leva Picard à vida que ele não teve

Episódio anterior   |   Próximo episódio

Sinopse:

Data Estelar: 45944.1.

Uma sonda alienígena se posiciona à frente da Enterprise e libera um raio de partículas nucleônicas que penetra os escudos da nave. Focadas unicamente em Picard, as partículas fazem com que ele fique inconsciente. Ao acordar, ele se encontra em um mambiente pouco familiar, sendo tratado por uma mulher, Eline.

Ela diz a ele que seu nome é Kamin, e que é seu marido há três anos. Ela também afirma que ele esteve doente e deve estar experimentando algum tipo de amnésia. Picard logo descobre que vive no planeta Kataan, onde trabalha como um ferreiro. Sua confusão é maior quando ele nota que Eline usa uma jóia que é uma réplica exata da sonda que a Enterprise encontrou. Ela diz que Picard deu a ela o colar como um presente.

Na nave, a tripulação é incapaz de acordar o capitão. Percebendo que a emissão de partículas ligada a ele pode estar mantendo sua vida, eles temem que cortar o raio possa matá-lo. Apenas alguns minutos se passaram, mas, em Kataan, já são cinco anos depois. Lá, Picard começa a aceitar sua vida. Ele desenvolve uma solução para a seca que está afetando o planeta, mas suas idéias avançadas são motivo de deboche para os líderes daquela primitiva sociedade. Entretanto, sua vida não é desprazeirosa --o capitão começa a se sentir feliz com sua mulher. Mas na Enterprise, Worf insiste para que eles cortem o raio e interrompam o "ataque" a Picard.

Quando eles o fazem, o pulso de Picard reduz drásticamente. Em Kataan, onde mais sete anos se passaram, ele cai no chão. Agindo rapidamente, a tripulação restaura o feixe. De volta em Kataan, outros 12 anos se passaram, e Picard já tem dois filhos. A seca continua a piorar, e a filha adolescente de Picard, Meribor, percebe que seu planeta está condenado. Ao mesmo tempo, Geordi e Data são capazes de descobrir a origem da sonda, um planeta que foi destruído em uma explosão de supernova há cerca de mil anos.

Em Kataan, os anos continuam a avançar. Picard continua sua busca por uma solução para a seca, mas suas sugestões não fazem sucesso entre as lideranças. Mais tarde, Eline morre, assim como o melhor amigo de Picard, Batai. Seu primeiro neto nasce.

O tempo decorrido na Enterprise é de apenas algunsminutos. Entretanto, Beverly fica assustada quando descobre que a taxa metabólica de Picard é equivalente à de um homem de 80 anos. Na verdade, Picard tem 85 anos em Kataan, onde a seca já quase destruiu completamente o planeta.

Seus filhos e netos o convencem a acompanhar o lançamento de um míssil --um evento pelo qual todos estão animados. Picard não entende a razão, sabendo que o míssil não poderá fazer nada para salvar o planeta e seu povo. Entretanto, quando o míssil decola, sua família, com a ajuda do espírito de Eline, explica a Picard que eles estão lançando uma sonda para o futuro, para encontrar alguém que irá trazê-los imortalidade ao contar a outros sobre seu planeta depois que ele for destruído.

Picard descobre que o míssil na verdade carrega a sonda que o levou a Kataan 30 anos atrás. Quando isso acontece, ele acorda na Enterprise, impressionado ao descobrir que esteve desacordado por apenas 25 minutos, tempo durante o qual ele viveu praticamente uma vida toda.

 

Comentários:

Esqueça análises racionais --"The Inner Light" foi feito para ser visto com o coração. Não a nada que se diga aqui que possa estar à altura do que o episódio desperta no telespectador. Não se trata de um episódio cabeça, cheio de tramas intrigadas e reviravoltas, mas apenas de uma história extremamente simples, cheia de emoção.

O que não quer dizer que não seja absolutamente brilhante, inclusive enquanto enredo. Pensando sobre o conceito de ficção científica em si, que história maravilhosa temos em mãos: uma sonda que propaga as lembranças de seu povo já extinto do melhor modo possível, fazendo com que alguém viva uma vida toda como se pertencesse ao planeta deles. Um sonho, sem dúvida, mas o mais intenso que alguém já pensou ser possível ter.

O episódio é 100% sustentado por Patrick Stewart, em uma das atuações mais brilhantes que ele teve em A Nova Geração. O elenco convidado também tem importância, e não decepciona. Em compensação, o resto da turma regular da série pôde praticamente tirar folga. Mas valeu a pena: este segmento é possivelmente o melhor insight já dado sobre o capitão Picard.

Temos uma chance de vê-lo vivendo a vida que nunca teve --não por alguns momentos, como no filme "Generations", mas realmente por uma vida toda. Não há um ser humano que consiga acompanhar "The Inner Light" sem ficar com os olhos molhados.

A estrutura da narrativa é maravilhosa: a forma com que se costura o tempo na Enterprise e o tempo em Kataan, os pontos de contato entre os dois ambientes, as sequências altamente emotivas e o final arrebatador são capazes de abalar o mais frio dos corações. O relacionamento de Kamin com seus filhos e netos é muito interessante e comovente de se observar. E vê-lo encontrar todos os seus entes queridos, mortos ou não, na cena final, enquanto ele descobre o que está de fato acontecendo e que seu "delírio" de ser capitão de uma nau que navegava pelas estrelas era de fato a verdade, contém uma força própria inestimável. A cena vale o episódio, cortesia de Patrick Stewart.

Outro elemento extremamente importante para o sucesso do episódio é a música. O tema predileto de Kamin com sua flauta é de uma singeleza e uma tristeza próprias, que servem muito bem como tema para o próprio episódio. Independentemente de outras orquestrações, esta é uma das marcas que "The Inner Light" deixa para o restante da série.

Finalmente, vale ressaltar que o profundo impacto que essa experiência teve no capitão Picard não será esquecido facilmente. Ele até incorpora a flauta de Kamin a seu repertório de apetrechos, e chega a tocá-la ocasionalmente a bordo da Enterprise --sinal de que ele nunca se esquecerá de Kataan. Nem nós.

 

Citações:

Kamin - "Hey, that's my hobby. Find your own."
("Ei, esse é o meu hobby. Encontre o seu.")
Meribor - "Well, you're the one who taught me. Don't complain if you turn me into a scientist."
("Bem, você que me ensinou. Não reclame se você me transformar numa cientista.")

Trivia:

Considerado por muitos como o melhor episódio da Nova Geração e um dos melhores de toda a saga de Jornada nas Estrelas, "The Inner Light" mistura a afetividade de "Family" com os elementos de rompimento da realidade de "Yesterday's Enterprise". Uma história simples onde Picard experimenta coisas que não tem em sua vida na Frota Estelar: uma esposa, filhos, estabilidade e um verdadeiro lar.

O filho do personagem de Patrick Stewart neste episódio, Batai, é interpretado pelo filho de Patrick Stewart na vida real, Daniel Stewart.

Margot Rose, que participa neste episódio como Eline, atuou como uma prostituta no filme "48 Horas". Neste filme ela tinha uma colega de profissão que era interpretada por Denise Crosby, a Tasha Yar da Nova Geração.

A música que Picard toca em sua flauta foi criada por Jay Chattaway, o compositor das músicas deste episódio. Quando das comemorações dos 30 anos de Jornada, em 1996, a GNP Crescendo Records lançou um CD chamado "The Best of Star Trek", com diversas músicas de episódios das diversas séries do franchise, e entre elas estava a música de "The Inner Light". Essa música tornou-se muito querida entre os fãs, e até no Brasil o músico e trekker Marcos Kleine fez sua versão, executada em convenções realizadas em São Paulo. A bela música voltará a ser ouvida no episódio "Lessons", do sexto ano da série.


 

Ficha técnica:

História de Morgan Gendel
Roteiro de Morgan Gendel e Peter Allan Fields
Direção de Peter Lauritson

Exibido em 01/06/1992
Produção: 125

Elenco:

Patrick Stewart como Jean-Luc Picard
Jonathan Frakes como William Thomas Riker
Brent Spiner como Data
LeVar Burton como Geordi La Forge
Michael Dorn como Worf
Gates McFadden como Beverly Crusher
Marina Sirtis como Deanna Troi

Elenco convidado:

Margot Rose como Eline
Richard Riehle como Batai
Scott Jaeck como administrador
Jennifer Nash como Meribor
Patti Yasutake como enfermeira Alyssa Ogawa
Daniel Stewart como jovem Batai

Episódio anterior   |   Próximo episódio