Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Título foi tirado de "Casablanca"


 









 

 

 
"Casablanca", uma das mais famosas histórias de amor do cinema, serviu de inspiração para o episódio "We'll Always Have Paris", cujo título foi tirado de um dos diálogos do filme.

O filme "Casablanca" (1942), estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman (foto), é um dos mais cultuados de Hollywood e figura em todas as listas que se fazem sobre os melhores filmes de todos os tempos, não raro em primeiríssimo lugar. Foi indicado para oito Oscars e ganhou três: melhor filme, direção e roteiro.

O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial em Casablanca, no Marrocos. Veja abaixo (e nas próximas páginas) um resumo do filme, todo ilustrado com fotos (e música), e perceba as semelhanças entre o famoso filme e a história do capitão Picard e seu amor do passado. E descubra de qual cena foi tirado o título do episódio "We'll Always Have Paris".

O filme começa com um narrador explicando o período histórico e o lugar onde se passa a história. Durante a Segunda Guerra, milhares de pessoas desejam fugir da Europa para a liberdade das Américas. Lisboa, em Portugal, torna-se um importante ponto de embarque. Mas nem todo mundo consegue ir direto para Lisboa. Assim, uma tortuosa rota leva os refugiados para a liberdade: de Paris para Marselha; cruzando o Mediterrâneo para Oran; depois, de trem, de carro ou a pé, das fronteiras da África até Casablanca, no Marrocos, uma possessão francesa. Ali, os que têm sorte, dinheiro ou influência conseguem um visto de saída para Lisboa e, de lá, para o mundo livre. Os outros enfrentam uma espera interminável em Casablanca.

 

Richard "Rick" Blaine (Humphrey Bogart), um americano exilado e ex-militante pela liberdade, dirige o night club mais concorrido de Casablanca, o Rick's - Café Américain. Rick, um homem cínico e solitário, evita envolver-se em questões políticas e diz apenas querer dirigir seu bar em paz.

Quando o major nazista Strasser (Conrad Veidt) chega em Casablanca, o bajulador capitão de polícia Louis Renault (Claude Rains) faz o que pode para agradá-lo, inclusive prometendo deter o líder militante tcheco Victor Laszlo, que está para chegar em Casablanca.

Enquanto isso, Ugarte (Peter Lorre), envolvido no comércio ilegal de vistos de saída, pede a Rick que guarde dois valiosos documentos que ele pretende vender a preço de ouro a duas pessoas que estão para chegar em Casablanca. Os documentos são salvo-condutos que ele roubara de dois mensageiros alemães, após matá-los, e que permitem o embarque legal para Lisboa.

O capitão Renault, porém, sabe que foi Ugarte quem matou os mensageiros alemães. Para mostrar serviço ao major nazista Strasser, ele o convida para visitar o Rick's Café, onde efetuará a prisão de Ugarte. Renault avisa Rick sobre a prisão. Fala também que precisa deter Victor Laszlo em Casablanca. Rick aposta 10 mil francos com Renault que o famoso militante Laszlo vai conseguir fugir de novo.

Ugarte recebe voz de prisão no Rick's Café. Rick tem agora em suas mãos dois vistos de saída que podem ser comercializados por uma fortuna. Ele esconde os documentos dentro do piano do bar.

próximo