Se você, neste feriado, procurou o novo DVD especial de Jornada nas Estrelas Generations e não achou, fique tranquilo. Não foi só você.
Programado para sair no último dia 9, o lançamento não teve uma distribuição correta, assim, poucas lojas o receberam na data. Em São Paulo, o DVD pôde ser encontrado na 2001 Video apenas, pelo que pudemos constatar por relatos que nos foram enviados.
Na internet, o DVD World já tem o disco, e o Submarino e Americanas.com dizem que o terão a partir de hoje. O preço padrão é R$ 44,90, mas na DVD World pode ser achado por R$ 39,90.
O Trek Brasilis já teve acesso ao disco e, para falar a verdade, não nos impressionou em nada. Os menus não são dos mais criativos perto dos outros lançamentos especiais de Jornada da Paramount, o filme não tem “aquela” qualidade espetacular de som e imagem (embora seja, como a maioria dos DVDs, muito boa) e os extras, com exceção dos que mostram o “making-of” de sequências de efeitos-especiais e uma homenagem a Matt Jefferies, são bem chatos.
Este que vos escreve sempre defendeu Generations como um bom filme, bem produzido, cheio de boas intenções. Há escorregões risíveis no roteiro, como o fato de um torpedo disparado da superfície de Veridian III atingir o Sol daquele Sistema Solar em segundos, além de toda a sequência sem-noção do Nexus, mas dá para encarar.
Porém, ao ver o filme com os comentários de Brannon Braga e Ronald D. Moore, os roteiristas, não há mais o que defender. Eles mesmo afirmam que escorregaram feio no roteiro, que a morte de Kirk não deveria ter sido daquela maneira, que eram inexperientes, que o filme poderia ter sido bem, mas bem melhor.
E se os pais da criança a chamam de feia, quem sou eu para discordar?