Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Título foi tirado de "Casablanca" (8)


 









 

 

 

Rick vai até a delegacia, onde Laszlo está preso, e faz uma proposta ao capitão Renault. Confessa que os salvo-condutos estão com ele, mas que não pretende vendê-los e sim usá-los para fugir com Ilsa. Para evitar que o marido vá atrás dela, quer que Renault encontre algum pretexto para mandá-lo a um campo de concentração. Sugere que ele solte Laszlo e o prenda em flagrante em seu bar, para onde Rick vai atraí-lo com o falso pretexto de vender-lhe os salvo-condutos. Renault aceita a proposta.

Mais tarde, Renault chega ao bar na hora combinada. Em seguida, Laszlo e Ilsa chegam. Renault esconde-se no escritório de Rick. Ilsa entra primeiro, enquanto Laszlo paga o táxi. Ilsa está muito ansiosa, dizendo a Rick que Laszlo ainda não sabe de nada e pensa que ela vai partir com ele naquele avião. Rick a acalma, dizendo que só vão contar tudo a Laszlo no aeroporto.

Laszlo entra e Rick lhe entrega os salvo-condutos. Neste momento, Renault dá voz de prisão a Laszlo.

Para surpresa de todos, Rick aponta um revólver para Renault e ordena que ele ligue para o aeroporto e libere a partida de duas pessoas para Lisboa. 

Mas, ao invés de ligar para o aeroporto, Renault liga para Strasser, o major alemão, e finge estar falando com o aeroporto. O major faz uma ligação e ordena que um esquadrão de polícia o encontre no aeroporto imediatamente.

anterior   próximo