Texto de
Susana Lopes de Alexandria


Título foi tirado de "Casablanca" (6)


 









 

 

 

  

À noite, no Rick's Café, Rick conversa com o capitão Renault e reclama que seus homens fizeram a maior bagunça no bar, durante a revista. Renault pergunta a Rick se os salvo-condutos estão com ele ou não. Rick desconversa, perguntando a Renault se ele é contra ou a favor da resistência francesa. O capitão está cada vez mais convencido de os documentos estão mesmo com Rick.

Algum tempo depois, Laszlo e Ilsa chegam ao Rick's Café. Laszlo pede para conversar reservadamente com Rick e lhe oferece 200 mil francos pelos salvo-condutos. Rick recusa-se a vender. Laszlo pergunta o motivo e Rick sugere que ele pergunte à sua esposa.

Laszlo ouve soldados alemães cantando o hino alemão no salão. Então dirige-se aos músicos e pede que toquem a Marselhesa, o hino nacional francês. Todos os franceses presentes cantam, em protesto contra a invasão alemã.

 O major nazista Strasser, irritado com a iniciativa de Laszlo, ordena a Renault que o Rick's Café seja fechado. Na saída, ameaça Ilsa: ou Laszlo volta para a França ocupada ou poderá aparecer morto em Casablanca.

Já é tarde da noite. Ilsa e Laszlo voltam para casa. Laszlo conta a Ilsa que Rick recusou-se a vender os salvo-condutos e sugeriu que perguntasse a ela a razão. Ela não diz nada sobre seu envolvimento com Rick, e Laszlo não cobra nenhuma explicação da esposa, pois sabe que ela deve ter se sentido sozinha em Paris, enquanto ele estava num campo de concentração.

Em seguida, Laszlo sai para uma reunião clandestina da resistência francesa. Ilsa sai logo depois e dirige-se ao Rick's Café.

anterior   próximo