Tudo sobre a estação espacial Deep Space Nine e toda a
    tecnologia que permeia o século 24 você aprende por aqui.

 









 

 

USS Defiant (NX-74205)

por Fernando Penteriche

A USS Defiant NX-74205 foi um protótipo para uma nova classe de naves de escolta, a classe Defiant. Seu desenvolvimento foi iniciado em 2366 como uma pequena e fortemente armada nave que seria utilizada para defender os planetas da Federação de possíveis ataque dos Borgs, como os ocorridos em Wolf 359. A Defiant seria a primeira da Frota de batalha da Federação. Porém, como uma possível ameaça Borg não ocorreu, o projeto foi deixado de lado.




Em 2370, com uma nova ameaça a Federação, os Jem'Hadars, a USS Defiant foi designada para a estação Deep Space Nine, sob comando do então comandante Benjamin Sisko, promovido a capitão mais adiante.

A nave era equipada com um sistema de camuflagem emprestado pelos Romulanos em troca de todas as informações que a Federação tinha do Dominion, a organização por trás dos soldados Jem'Hadars. Porém o acordo previa que o sistema de camuflagem somente poderia ser usado no quadrante Gama, o que de fato aconteceu até o início da guerra Dominion, em 2372. A partir daí a camuflagem da Defiant foi utilizada em qualquer lugar, seja quadrante Alfa, Beta ou Gama.

Em 2373, com uma nova ameaça Borg ao quadrante Alfa, a Defiant, sob comando do tenente-comandante Worf, quase foi destruída enquanto lutava junto com uma frota de naves para defender a Terra de um cubo Borg. A nave acabou sendo destruída para valer em 2375 pelos Breen, em uma das ofensivas finais ao Dominion.



Algumas semanas depois a USS Sao Paulo, uma nave exatamente igual à destruída, foi enviada à Deep Space Nine para substituí-la, sendo rebatizada de Defiant. Com ela à frente, a força-tarefa da Federação enviada à Cardassia conseguiu pôr um fim na guerra, terminando com um dos mais sangrentos períodos da história da Federação.




Especificações técnicas*

Dimensões
Comprimento: 119,5 metros
Envergadura: 90,3 metros
Altura: 25,5 metros

Peso: 355.000 toneladas métricas

Tripulação: 40 pessoas

Velocidade
Cruzeiro: Dobra 6
Máxima: Dobra 9.982

Aceleração
Parada - Dobra 1: 4,46 segundos
Dobra 1 - Dobra 4: 0,96 segundos
Dobra 4 - Dobra 6: 2,81 segundos
Dobra 4 - Dobra 9.982: 4,12 segundos

Sistemas de Propulsão
Dobra: (2) LF-35 Unidades Avançadas de Motor de Dobra Linear
Impulso: (2) FIG-2 Unidades de Impulso Subatômicas Unificadas

Armamento
4 Canhões de Phaser Tipo XII
2 Tubos de Disparos de Torpedos de Fóton ou Quantum

Sistemas
Computador Principal: M-15 Processador III Isolinear
Navegação: TAV/SHAK Modelo 3 Warp Celestial Guindance
Defletores: FSQ Campo de Força Primário e Sistema de Controle de Defletor

Naves Auxiliares
1 Shuttlecraft Tipo-10
4 Shuttlepods de várias classes


*
Fontes:
"Star Trek Deep Space Nine Technical Manual" e "Star Trek Starship Spotter"