A sexta-feira (05) marcou a triste partida do ator Christopher Plummer, aos 91 anos. Plummer ficou conhecido no universo de Star Trek com a interpretação memorável do general Chang em Star Trek VI: The Undiscovered Country. Ele também reprisou o papel de Chang no videogame Star Trek: Klingon Academy.
Segundo o site Deadline, o ator canadense morreu em casa, em Connecticut, nos Estados Unidos, ao lado da mulher Elaine Taylor, com quem foi casado por 53 anos. A causa da morte não foi revelada.
Plummer nasceu em Toronto, no Canadá, em 1929. Ao longo de seus 75 anos de carreira, o ator participou de diversas obras importantes no cinema e no teatro. Plummer marcou seu nome na história do cinema com a interpretação do Capitão Von Trapp no clássico A Noviça Rebelde de 1965.
O único trabalho de Plummer em Star Trek, foi como o vilão klingon Chang. Além de sua brilhante interpretação, Plummer deu sua contribuição para a construção do personagem. Durante a produção, o ator pediu que seu personagem tivesse uma maquiagem klingon mais sutil, dando a Chang uma aparência mais humana do que a maioria dos klingons nos filmes anteriores: “Achei muitas das máscaras, que alguns deles usavam, um tanto falsas. Pude ver onde estavam os pontos, então decidi que seria um pouco diferente“, disse Plummer que imaginou Chang parecido com o líder militar israelense Moshe Dayan.
Em uma rede social, a página oficial do filme A Noviça Rebelde, postou um trecho do longa para homenagear o ator: “O legado dele como o nosso Capitão vai viver no filme para sempre. Nossos pensamentos estão com os seus entes queridos neste momento”.
We're saddened to hear of Christopher Plummer’s passing. His legacy as our Captain will live on in THE SOUND OF MUSIC forever. Our thoughts are with his loved ones during this time.♥️ pic.twitter.com/hDV3q1opzJ
— The Sound of Music (@SoundofMusic) February 5, 2021
Além do clássico de 1965, , Plummer também é lembrado por filmes como Uma mente brilhante (2001), Os 12 macacos (1995), e O Informante (1999).
O ator também tem o título de ser o ator mais velho a ganhar um Oscar (em 2012, aos 82 anos, por Toda Forma De Amor) e o mais velho a ser indicado (em 2018, aos 88 anos, por Todo O Dinheiro Do Mundo). A curiosidade é que sua primeira indicação aconteceu apenas em 2010, por sua atuação em A Última Estação.
Durante o programa GloboNews em Pauta, o jornalista trekker Ariel Palácios fez menção à participação de Plummer em Star Trek VI: The Undiscovered Country, lembrando que ele citou Hamlet, obra de William Shakespeare em klingon.
A morte do ator canadense abalou a comunidade artística que prestou homenagens a ele. Chris Evans, o Capitão América, compartilhou suas lembranças do ator.
This is truly heartbreaking. What an unbelievable loss. Few careers have such longevity and impact. One of my favorite memories from Knives Out was playing piano together in the Thrombey house between set ups. He was a lovely man and a legendary talent. ??? https://t.co/eFwNVe762w
— Chris Evans (@ChrisEvans) February 5, 2021
Dean Norris (da série Under the Dome) também homenageou Plummer.
RIP Christopher Plummer. Brilliant actor and truly a great human. I had to rough him up in this movie and he insisted on doing it himself instead of a stunt man. Legend pic.twitter.com/ydWmp6Xoof
— Dean Norris (@deanjnorris) February 5, 2021
Suas mais recentes aparições na telinha estão no filme policial Entre Facas e Segredos, de Rian Johnson, em 2019, e na série canadense Departure.
O Trek Brasilis deseja conforto à família e reitera que a memória de Plummer estará sempre viva nos corações dos trekkers e cinéfilos do mundo todo!
“Ser ou não ser, eis a questão”