Com Enterprise ambientada cem anos antes de Kirk, e com as constantes confusões de Voyager, “continuidade” se tornou a palavra mágica no meio trekker nos últimos tempos. Os produtores da Edição do Diretor de “Jornada nas Estrelas – O Filme”, versão reeditada por Robert Wise especialmente para lançamento em DVD, também a usaram recentemente, em entrevista ao site TrekToday.
David C. Fein, produtor, e Michael Matessino, supervisor de restauração, responderam várias perguntas enviadas por fãs, em que revelam, por exemplo, que os novos efeitos não irão prejudicar a continuidade, e a aparência nova do filme não irá ferir o que veríamos posteriormente. Em alguns momentos, irá até ajudar a continuidade, como na aparência de Vulcano, que agora é muito mais compatível com as cenas que viriam em “Jornada nas Estrelas III – À Procura de Spock”.
Por outro lado, houve um limite na manipulação. Desde já eles informam que o painel no deck de recreação da Enterprise não foi alterado digitalmente para incluir a NX-01. Isso é especialmente importante, tendo em conta que esse painel é a única referência em toda a história do franchise que justifica a existência da nave de Archer e cia.
Os produtores fizeram questão de elogiar o trabalho de efeitos especiais original, e disseram que as mudanças só foram necessárias porque não houve tempo para que a equipe original refinasse o trabalho antes do prazo.
Com relação à reedição das cenas, foi revelado que a maioria das adições é de diálogos e grande parte já apareceu na versão ampliada feita para TV em 1983. Algumas cenas foram reduzidas, principalmente na sequência em que a Enterprise entra no V’Ger.
O resultado final em detalhes, dizem eles, só em novembro, quando o disco chegar às lojas. Não há previsão para lançamento no Brasil.