Marte sempre atraiu a curiosidade e o imaginário das pessoas. E as fotos tiradas em alta resolução por sondas espaciais aumentou os casos da chamada pareidolia, que nada mais é que um fenômeno psicológico que faz com que reconheçamos imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.
O planeta vermelho está recheado de interpretações divertidas nas imagens tiradas de sua superfície. As pessoas já identificaram formações artificiais alienígenas, objetos, vida animal, figuras humanoides e até estruturas e símbolos conhecidos na Terra.
Sabemos que Star Trek é um fenômeno cultural pop e que tem despertado o imaginário de muitas pessoas a respeito de um futuro otimista de nossa civilização e é sempre associado a tudo que seja exploração espacial. Seu símbolo mais conhecido é a insígnia da Frota Estelar em forma de delta, que se tornou uma espécie de marca registrada da franquia.
E não é que ela aparece em Marte?
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, está em órbita do planeta desde 2006 e cuja missão é fazer um extenso levantamento fotográfico da superfície planetária, para analisar o clima, topografia, verificar a presença de água. Há mais de 10 anos em atividade, sua missão se ampliou para selecionar possíveis locais de pouso para futuras missões, e também como uma rede de comunicação e navegação para os robôs e sondas presentes no solo. Mas ela continua enviando imagens de alta resolução que são analisadas, até hoje.
E uma das imagens recentes chamou a atenção dos trekkers.
Suas câmeras capturaram uma imagem de uma estranha figura na superfície marciana que se assemelha ao símbolo da Frota Estelar.
A forma foi encontrada na região sudeste de Hellas Planitia, criada pelo vento, lava e dunas.
“Em algum momento da história marciana, as dunas estavam nessa área. Uma erupção fez com que a lava se derramasse, movendo-se pelas dunas, mas não as cobrindo. Quando a lava esfriou, as dunas apontaram como ilhas. Mas ainda eram dunas, então o vento podia movê-las e as dunas migraram essencialmente. Suas pegadas, chamadas de “moldes de dunas”, foram deixadas para trás no campo de lava”, disse a NASA.
Na Hellas Planitia existem cerca de 300 dessas formações, e outras 480 foram vistas em uma região chamada Noctis Labyrinthus, preenchida com um labirinto de vales.
Mas essa não é a primeira vez que temos esse fenômeno de pareidolia relacionado a Star Trek.
Afinal, trekker sem imaginação não é trekker.