O futuro da nova sequência de Star Trek 4 no cinema agora é incerto, após relatos de que o filme foi “arquivado” pela Paramount.
O último filme da franquia no cinema Star Trek Sem Fronteiras, até agradou os fãs, mas não fez número nas bilheterias que agradasse o estúdio.
Durante a exibição do filme, JJ Abrams chegou a anunciar os planos para uma nova sequência e falou até na volta de Chris Hemsworth para o papel do pai de Kirk.
Em abril passado, o novo CEO da Paramount, Jim Gianopulos, anunciou que não apenas um, mas dois projetos de Jornada estavam em desenvolvimento, o que elevou a esperança de que haveria mais um longa de Star Trek.
No entanto, a produção do novo filme nunca saiu do papel e foi perdendo fôlego com o passar do tempo.
Apesar do silêncio, ainda havia um ar de esperança de que o projeto teria pernas para continuar, principalmente quando parte do elenco como Karl Urban, Zachary Quinto manifestaram otimismo. Otimismo esse que chegou a ficar mais intenso com o anúncio da vinda da diretora SJ Clarkson para comandar a produção.
No entanto, o primeiro tropeço do projeto ocorreu com o não acordo salarial de Chris Pine e Chris Hemsworth, em agosto. Sem a participação dos protagonistas, principalmente de Pine, o projeto ficaria estagnado.
A partir daí a produção de Star Trek 4 mergulhou num total silêncio.
Esta semana, um artigo do site Deadline informou que SJ Clarkson foi contratada para dirigir e produzir o piloto para a série prequel de Game of Thrones da HBO, com o projeto Trek agora “arquivado”.
Ouvi dizer que Clarkson foi recrutada pela HBO para o GOT depois que ela recentemente se tornou disponível. No começo do ano, Clarkson foi a primeira diretora a ser indicada para dirigir um filme de Star Trek quando foi contratada para dirigir o quarto longa da série atual. Esse projeto já foi arquivado.
Outros diretores já manifestaram interesse em produzir um filme Star Trek, como Christopher McQuarrie, de Missão Impossível Fallout e Cary Joji Fukunaga, que dirigirá o novo filme de James Bond. Desse modo, a direção não seria o maior dos problemas. O maior e principal problema parece estar relacionado ao orçamento com que a Paramount quer disponibilizar para o filme. E pelo que dizem, algo bem mais modesto do que os anteriormente produzidos.
Só nos resta saber se o projeto de Quentin Tarantino ainda está na agenda do estúdio.
Fonte: TrekMovie