Stewart tem um rico cenário teatral com a Royal Shakespeare Company e quando começou a ser testado para a série A Nova Geração em 1986, seu papel inicial seria o de Data, antes dele finalmente sentar na cadeira de capitão da USS Enterprise-D.
O veterano ator fez Jean Luc Picard de 1987, quando da estreia da série, até o último filme Star Trek: Nemesis, em 2002. Desde então, seu personagem só tem aparecido em romances e quadrinhos do gênero.
Falando ao Variety sobre a possibilidade de ser indicado ao Oscar pelo trabalho no filme Logan, foi perguntado a Stewart se ele aceitaria voltar a franquia Star Trek, caso fosse convidado.
Oh senhor. Não consigo pensar em outra instância em que isso possa acontecer. Meu sentimento é que eu pendurei o terno espacial e deixei tudo isso para trás há muito tempo. Talvez se alguém tivesse uma ideia brilhante, eu faria isso. Uma coisa que poderia interessar-me seria trazer todos os moldes existentes de “Star Trek” dos últimos 50 anos juntos para uma grande história.
Há dois anos atrás, durante um Q & A no Facebook, ele foi questionado sobre se nunca mais reviveria seu papel de capitão.
“Absolutamente … se fosse um bom roteiro. Mas a pobre alma está ficando velha para isso. Provavelmente precisaria de ajuda para montar seu cavalo ao contrário do jovem capitão de 30 anos atrás”.
A ideia inicial de Bryan Fuller era fazer uma antologia de Star Trek, sendo cada temporada representada por uma série ou período de tempo, o que nos levaria a A Nova Geração, com Picard e cia. Mas creio que isso seja bastante improvável para a TV e muito menos para o cinema. Sem considerar a idade avançada de Stewart, 77 anos.
Mas a recente notícia de que Quentin Tarantino poderia se juntar ao universo Trek mostra que, tendo boas ideias, nada é impossível para a franquia.
Fonte: TrekMovie