Na semana passada, os fãs ficaram em êxtase ao receberem a notícia de que o escritor e diretor Nicholas Meyer estaria voltando para Jornada. Juntamente com Bryan Fuller, Meyer estará a frente de uma nova série Star Trek para TV. O site denofgeek teve a oportunidade de bater um papo com Meyer, após o anúncio, que comentou a respeito desse novo trabalho e os desdobramentos para a franquia
Nota do entrevistador: Esta entrevista foi realizada por telefone em 27/02/2016. Meyer estava em sua casa em Los Angeles.
Alguns anos atrás, você teria imaginado que estaria de volta a escrever para Star Trek?
Nicholas Meyer: Não. Ninguém nunca me pediu!
Quanto você sabe sobre a nova série? O que você pode me dizer?
Nicholas Meyer: Eu não posso te dizer nada! Eu sei coisas. Mas se eu te disser, teria que matá-lo.
Qual será o seu novo papel na sala dos roteiristas? Você estará escrevendo episódios individuais? Ou maiores arcos de história?
Nicholas Meyer: Se eu tiver sorte, eu vou começar a escrever os episódios. Se eu estiver com menos sorte, eu vou começar a sentar na sala com todas essas outras pessoas inteligentes.
Qual a dimensão que você acha que um quarto dos escritores vai ser?
Nicholas Meyer: Eu não sei!
Muitos fãs estão esperando que esta nova série possa sinalizar para um retorno às histórias independentes, em vez dos grandes arcos de longa temporada que vemos na maioria da televisão contemporânea. Será esse o caso?
Nicholas Meyer: Eu acho que vai ser um Star Trek diferente. Vai em uma direção diferente. E eu acho que isso provavelmente é bom. Porque a única coisa que me preocupa, principalmente sobre Star Trek, é o medo de ser talvez uma recauchutagem de si mesma. E na medida em que eu tive alguma influência sobre a coisa, pelo menos enquanto eu estava lá, nós estávamos brincando. E se você não está brincando, então as coisas podem tornar-se obsoletas. E eu acho que Bryan [Fuller], que é um companheiro muito inteligente, tem ideias, e algumas das quais eu já ouvi, que são inovadoras e diferentes. O diferente foi o que me interessou.
Esse sentimento de diferença é a coisa mais excitante?
Nicholas Meyer: Eu gosto de ir audaciosamente onde as pessoas não tenham ido antes!
Qual é o maior desafio ou medo?
Nicholas Meyer: O mesmo medo e desafio de cada projeto. É chamado de “fracasso”. O medo do fracasso!
Você sempre incorporou influências literárias em seus Treks anteriores. Será que vamos ver mais disso, desta vez? Que tipos de referências podemos ver no novo Star Trek ? Mais Hornblower? Sherlock Holmes? Dickens?
Nicholas Meyer: O que as pessoas consideram ser a minha propensão para “referências literárias,” é apenas minha livre associação. Não é tão premeditada, ou tão tematicamente vinculada quanto as pessoas possam pensar. Se é essa a marca registrada você pode culpar minha escola e a Universidade de Iowa. É apenas um modo como eu penso.
Pode ter sido de livre associação para você, mas para muitos de nós, eu acho que melhorou a nossa satisfação com Jornada e talvez até mesmo nos levasse a alguns desses livros.
Nicholas Meyer: Bem, eu estou esperando que a razão de ter sido convidado a fazer isso fosse conectada – presumivelmente – com alguma coisa que eu teria que oferecer. Se for esse o caso, ou se vai ser reconhecido, resta saber. Eu não sou aquele que resolve instantaneamente um problema. … Jack Warner (um dos fundadores da Warner Bros) disse isso dos roteiristas: “Eles eram apenas babacas com Underwoods”. Você sabe o que é um Underwood, né?
Não tenho certeza…
Nicholas Meyer: [Risos] Era uma máquina de escrever!
Assim, a política de ambos os filmes Star Trek IV e Star Trek VI são o que fazem aqueles filmes serem o que são. Existe algo no cenário político existente que pode fazer o seu caminho para esta nova série?
Nicholas Meyer: A única coisa que posso relacionar para você é que A Terra Desconhecida – segundo Bryan [Fuller] – é um verdadeiro ponto de decolagem, ou a referência para o que eu acho que ele está pensando sobre a direção da nova série. Eu não quero ser mal interpretado e eu não quero fazer uma citação deturpada, mas ele é apaixonado por esse filme. Vamos colocar dessa forma.
Daqui há quanto tempo vai começar a trabalhar?
Nicholas Meyer: [Risos] Eu estou esperando por eles me dizerem!
O que você pode dizer aos fãs de Star Trek ou fãs de seu olhar para a frente?
Nicholas Meyer: Diga-lhes para cruzarem os dedos! [Risos]
Fonte: TrekMovie