De acordo com o site Varitey, morreu o escritor George Clayton Johnson, que escreveu o roteiro para o primeiro episódio da Série Clássica. O script de “The Man Trap” foi a base para o episódio piloto da série de Jornada estrear 08 de setembro de 1966. É centrado na criatura com fome de sal que aterrorizou a tripulação da USS Enterprise.
Segundo o Memory Alpha, Gene Roddenberry comprou outra história dele, intitulada “Rock-A-Bye Baby – Or Die”, que dizia respeito a uma entidade alienígena de mentalidade infantil, que entra no sistema de computador da Enterprise, e vê Kirk como uma figura paterna.
Gene L. Coon não gostava dessa história, e ela nunca foi produzida. Ele também escreveu um esboço de história intitulada “The Syndicate”, com base no conceito de Roddenberry, “O presidente Capone”, que mais tarde se tornou a base para “A Piece of the Action“.
Ele co-escreveu também “Logan’s Run”, “Route 66”, “Law and Mrs. Jones”, “Kung Fu”, alguns episódios de “Twilight Zone” e filmes como “Ocean’s 11”, “The Intruder”. George morreu sexta-feira, 25 de dezembro, em Los Angeles após uma batalha contra o câncer. Ele tinha 86 anos.
Alguns fatos curiosos deste episódio:
- O primeiro rascunho do roteiro foi concluído em 13 de de Junho de 1966, com o projeto final ficando pronto três dias depois. George Clayton Johnson lembrou que a única grande objeção ao seu roteiro original foi que a criatura do planeta M-113 não deveria chegar a bordo da Enterprise até o terceiro ato. Johnson argumentou que a orientação foi que a tripulação teve que ser posta em perigo mais cedo, e assim revisou o roteiro a contra gosto.
- Um título inicial para este episódio foi “Damsel With a Dulcimer”. No contorno original da história, o professor Crater, em um ponto, deveria dirigir um trator futurista em torno do sítio arqueológico, que por questões de orçamento não foi realizado.
- Na versão do roteiro de Johnson, o dilema moral de matar ‘o último de sua espécie’ tinha sido mais acentuado, com a criatura, disfarçada de McCoy, tentando argumentar com a tripulação. Também nessa versão, o professor Crater vive no final, de luto pela perda da criatura. Mas isso foi reescrito por Gene Roddenberry, atenuando os aspectos emocionais do relacionamento de McCoy em favor de uma trama mais simples, com um animal encurralado.
- Projeto original de Johnson carecia muito da presença de Spock, na verdade, era Scotty que acompanhava Kirk para pegar Crater – que também foi alterado por Roddenberry.
- Coleção botânica de Sulu era muito mais pródiga no roteiro original, incluindo uma planta que se assemelhava a cara de um cão chinês, etc. Este foi eliminado por razões orçamentais.
- Foi idéia de Roddenberry ter a criatura, em sua forma ilusória, falar suaíli com Uhura.
- Pouco antes das filmagens começarem, Alfred Ryder, que interpretava Robert Crater, sofreu uma grave lesão no braço, que, apesar da dor, ele realizou seu papel sem nenhuma queixa.
- Leonard Nimoy, mencionou o fato de que a NBC escolheu para expor este episódio em primeiro lugar, uma vez que (pelo menos para a rede) era ficção científica “adequada” com um “bom” ameaçador alienígena. Nimoy também afirmou que este era o seu episódio menos favorito.
- Oficialmente, “The Man Trap” é tido como o primeiro episódio a ir ao ar pela NBC em 8 de setembro de 1966. No entanto, a NBC não pode se gabar, já que, na estréia mundial, o episódio passou na rede canadense CTV dois dias antes.
- O Variety publicou uma revisão muito negativa da série, em 14 de de Setembro de 1966, com base no episódio “The Man Trap”, afirmando que a série “não vai funcionar”. O revisor disse que Star Trek é “triste e confuso”.
- A TV Guide também fez uma avaliação negativa da série em 10 de setembro, afirmando que “o céu não é o limite para este Trek.”
Algumas citações memoráveis:
“Que o Grande Pássaro da Galáxia abençoe seu planeta”. Sulu a Rand, quando ela lhe traz uma bandeja de comida.
“Diga-me como seu planeta Vulcano olha em uma noite preguiçosa quando a lua está cheia”. “Vulcano não tem nenhuma lua, senhorita Uhura”. “Eu não estou surpresa, Sr. Spock”. Conversa entre Uhura e Spock.
“Felizmente, os meus antepassados desenvolveram em outro oceano que não o seu. Meus glóbulos são bastante diferentes”. Spock ao justificar ter sobrevivido ao ataque da criatura.
“Este homem não deveria estar morto. Eu não consigo encontrar nada de errado com ele. De acordo com todos os testes, ele deve se levantar e simplesmente ir embora daqui”. Primeira citação de McCoy a Kirk.