Muito se conhece sobre o USS Enterprise, CVN-65, o porta-aviões da Marinha dos EUA que compartilha seu nome com uma certa famosa nave espacial. Contudo, pouco ou nada se comenta no fandom de Jornada a respeito do atual HMS Enterprise, H88, um navio da Marinha Real Britanica, o qual inclusive tem um perfil operacional com algo em comum com as Big-E federadas.
Comissionado em 2003, o HMS Enterprise é uma das duas unidades da classe Echo, navios do tipo Vessels Hydrographic/Oceanographic (SVHOs) da Royal Navy. Seu principal papel é o de fazer pesquisa oceanográfica e hidrográfica, sendo capaz de coletar uma ampla gama de informações ambientais sobre a área em que opera, desde o leito marítimo até camadas altas da atmosfera, usando diversos sensores específicos para a tarefa. O navio também tem capacidade para apoiar operações de varreduras anti-minas, e operações anfíbias.
Algumas das características particulares da classe é sua ampla disposição operacional, estando disponível para operações por 330 dias do ano. Devido ao perfil operacional do navio, as acomodações para a tripulação (entre 46 a 81) são particularmente confortáveis para um navio militar, contando com cabines duplas com banheiro, exceto pelo comandante e oficial executivo, que contam cada um com cabines privativas. O seu capitão é o Comandante Adam James.
A Enterprise britânica é o décimo navio a levar o nome na Royal Navy — uma história que vem desde a L’Entreprenante, uma corveta francesa de 24 canhões capturada em 1705, e rebatizada com a versão em Inglês do nome. A linhagem conta com inúmeras distinções de batalha, incluindo honrarias por participações na Guerra dos Sete Anos em meados do século 18, e na Segunda Guerra Mundial.
E, é claro, temos também os oito navios da Marinha dos EUA que já tiveram este nome. Com uma histórica frota como esta, não é de se admirar que não dava para colocar todo mundo nos painéis na sala de recreação da Enterprise classe Constitution-refit…!
Para maiores informações sobre o HMS Enterprise, a sua página oficial no website do Ministério da Defesa Britânico contém bastante informações, como características técnicas, perfil operacional, missões em que participou com marinhas da OTAN e outras, fotos e dia-a-dia da tripulação.