Resumo dos quadrinhos Star Trek: Khan 05

Star Trek - Khan 005-002 khan harrisonChegamos a quinta e última edição dos quadrinhos Star Trek: Khan. A mini-série publicada pela IDW Publishing conta as origens do mais famoso vilão de Jornada e sua integração ao universo alternativo de J. J. Abrams. Veja um resumo da parte final onde Khan se vê as voltas com o almirante Marcus, numa trama de mentiras, ódio e interesses pessoais. Saiba porque Khan passou a ser o personagem interpretado por Benedict Cumberbatch.

Khan, após fugir para o espaço, acorda num mundo estranho. Sua memória é apagada. O encontro com o almirante Marcus o deixa confuso, mas convencido de que pertence a Seção 31 numa missão secreta. Agora ele se chama John Harrison, e suas qualidades excepcionais de memorização e inteligência o levam a trabalhar na construção de uma nave poderosa, a USS Vengeance.

Quando Harrison vai a Praxxis numa missão de achar e destruir, todo o seu passado vem à tona. Ele agora sabe quem é e qual o seu destino.

Nesta quinta edição vemos o retorno ao julgamento de Khan no século 23. Ele prossegue em seu depoimento diante do tribunal da Federação.

Após a missão na lua Klingon, com sua memória de volta, ele finge continuar sendo Harrison, mas expressa sua raiva em saber que está sendo usado. Ao descobrir onde os corpos de seus companheiros congelados estão mantidos, sua raiva se transforma em um desejo: se reunir com eles.

Star Trek - Khan 005-005 Malik

Manipulando o sistema da Seção 31, Khan consegue inserir uma falsa ordem de Marcus para colocarem os tubos criogênicos dentro dos novos torpedos fotônicos e aguardarem posterior instrução para transporte. Aproveitando-se da rígida disciplina da organização: “cumprir sem questionar”, ele consegue êxito em seu plano

Mas algo o aflige e ele quer saber diretamente de Marcus. Assim, invade o apartamento do almirante, revelando sua verdadeira identidade. “Você veio me matar, então?”, disse Marcus. “Não até que você conte como me descobriu”, questionou Khan.

Pressionado, Marcus revela que uma nave da Seção 31, a USS Vanguard, em missão de levantamento próximo aos restos de Vulcano, encontrou a Botany Bay à deriva no espaço. Um grupo avançado entra na nave e descobre que embora os motores não estivessem mais funcionado, ainda possuía energia o suficiente para manter todos em perfeito estado de congelamento.

Star Trek - Khan 005-011 botany bay

A USS Vanguard cumpriu o protocolo da missão: “trazer qualquer carga que fosse não identificada para a estação em Júpiter”. Assim, os tubos criogênicos foram transportados.

Marcus conta que ao recuperar os arquivos da Botany Bay ficou sabendo que ele foi o último a ser congelado, portanto deveria ser aquele que entendia de todo o sistema da nave e que garantiria a integridade de todos a bordo. Após pesquisa, mesmo com os escassos arquivos que sobraram daquela época, conseguiram identificá-lo. “Com isso percebemos que acordá-lo seria um grande erro”, disse o almirante.

Star Trek - Khan 005-013 khan marcus

Aí começa o plano pessoal de Marcus: usar as habilidades de Khan em seu favor, mesmo sabendo que ele era uma ameaça.

“Uma reconstrução facial foi a parte mais fácil, já que essa tecnologia veio evoluindo desde o século 20”, explicou o almirante. “Optamos por um visual do norte da Europa. Achamos que quanto mais afastássemos da Índia seria melhor”.

Outra parte do corpo de Khan também sofreu mudança, “A modulação das cordas vocais foi adaptada a sua identidade, um pesquisador do arquivo da Frota em Londres”.

Star Trek - Khan 005-014 khan mudança

Contudo, a etapa mais complicada foi a do cérebro. Khan possui uma estrutura cerebral diferente de todos os pacientes já tratados pela Frota. “Por isso, apagamos sua memória da melhor forma que pudemos, mas sabíamos que haveria uma chance dela voltar eventualmente”, disse Marcus. “Mas eu esperava que isso fosse ocorrer depois que servisse a nosso propósito”.

Para Marcus, se o plano funcionasse perfeitamente, Khan seria o primeiro dos 73 “recrutas” que serviriam aos anseios da Seção 31.

Khan fica irritado, acusa o almirante Marcus de roubar-lhe o rosto e identidade e avançou para matá-lo, mas sua tentativa esbarra no conhecimento do almirante de que sua tripulação está nos torpedos. “Se algo acontecer comigo esta noite, amanhã ou daqui há dez anos, toda a sua tripulação será destruída”, ameaçou Marcus. “Você acha que pode chegar sorrateiramente aqui assim, sem ser notado?”.

Duas naves pairam diante da janela apontando suas armas em Khan, mas ele não demonstra medo e diz que isso não irá detê-lo.

Com o intuito ainda de trazer Khan para o seu lado, o almirante faz uma proposta final, “Você não entendeu a importância da coisa. Para que foi criado? Para lutar e conquistar. Então faça isso comigo. Uma guerra está chegando e preciso de você. Estou falando sobre civilizações inteiras sob seus pés. Me ajude e eu darei a você um mundo para liderar com suas próprias regras. Mas se recusar, eu darei o sinal e só precisarei comprar janelas novas”.

Star Trek - Khan 005-016 mira khan

Mas Khan se teletransporta rapidamente deixando um recado, “Nos encontraremos da próxima vez, e será a última”.

Daí para frente todos os acontecimentos seguem o que já sabemos através do filme Além da Escuridão.

Por fim, o tribunal decide que Khan representa um grande perigoso para a Federação, mas seria um risco mantê-lo em confinamento. Khan diz que prefere ser colocado de “volta a escuridão”. Assim, retorna ao congelamento criogênico até que se decida sobre o seu destino e dos demais seguidores.

Encerrado o julgamento, Kirk e Spock se retiram, comentando sobre o assunto e deixando em aberto o futuro do vilão.

Na opinião de Kirk, Khan esteve manipulando todos desde sua saída de Kronos e continuou fazendo isso no julgamento. “Ele contou sua história, a história de Khan”, disse o capitão.

“Não temos como saber sua história passada porque os registros foram perdidos”, comentou Spock.

“Esse é o ponto”, replicou Kirk, “Ele sabe disso. Ele conta a história que ele quer contar. É da natureza humana fazer-se de herói em sua própria história”.

“Não vejo lógica nessa abordagem. A história dificilmente o julgará com simpatia dada a destruição que ele causou no passado e no futuro”, contra argumentou Spock.

Star Trek - Khan 005-023 criogenico

“Como eu disse, Spock, a natureza humana. A lógica não tem muito a ver……. Apesar de tudo que ele fez, nós demos exatamente o que ele queria”.

FIM?