O Star Trek: Phase II, um dos fanfilms baseado em Jornada de mais longa duração, lançou seu mais novo episódio, intitulado “Kitumba”. Este é um episódio centrado nos Klingons e foi desenvolvido a partir de um roteiro original de 1977, durante a chamada Fase II da franquia, quando a Série Clássica seria re-lançada na TV e acabou como Star Trek: O Filme.
No início dos anos 70, a Paramount começou a trabalhar com a ideia de lançar uma nova rede de televisão. Com o sucesso da série original no Syndication, o rápido crescimento do fandom, e um interesse da audiência na programação de ficção científica, o estúdio elaborou planos para relançar a série original, sob o comando novamente de Gene Roddenberry, para cobrir a continuação da missão de cinco anos.
Com isso, novos roteiristas foram contratados e várias histórias elaboradas, mas boa parte desse material foi deixado de lado, quando a Paramount decidiu pela produção de um filme.
“Kitumba” foi um desses episódios esquecidos na gaveta. Até que a produção do fanfilm Star Trek Phase II resolveu adaptar (com a autorização do estúdio) para o seu mais novo projeto.
A história foi reescrita por Patty Wright, a partir de um dos originais de John Meredyth Lucas. Meredyth foi produtor durante a segunda temporada da série original, ele também dirigiu três episódios e escreveu quatro incluindo “Patterns of Force” e “Elaan of Troyus”.
“Sr. Lucas faleceu há algum tempo”, disse o produtor do fanfilm Cawley, “Kitumba está sendo produzido como um tributo a ele por todas as suas muitas contribuições maravilhosas para Jornada. Nós tivemos que reescrever e atualizar alguns trechos, mas sentimos que a história está em boas mãos”.
De acordo com o site de Star Trek Phase II, a produção levou dois dias de filmagens em locação externa, o Fort Ticonderoga, em Nova Iorque, e mais um dia de filmagens em um restaurante local em Ticonderoga, o restante foi feito dentro do estúdio com tela verde.
O conhecido designer e ilustrador de Jornada, Andrew Probert, contribuiu para o projeto, além de Tobias Richter, que é bem conhecido na Alemanha por seu excelente trabalho em CGI de Jornada.
Um fato interessante é que o ator Mark Goddard (o major Don West de Perdidos no Espaço) aceitou fazer o papel do almirante West, mas problemas de última hora o impediram de fazer as filmagens.
Segundo se comenta, este será o último episódio onde James Cawley estará a frente como o capitão Kirk. Ele será substituído pelo ator profissional Brian Gross começando com o próximo episódio que deve sair em fevereiro.
A sinopse da história retrata a Enterprise em uma missão secreta. Kirk terá de levar um guerreiro Klingon, K’sia, ao planeta natal do Império. Ele já foi o tutor do governante recluso do Império, Kitumba. Mas K’sia desertou para a Federação, a fim de evitar o iminente ataque total dos Klingons a Federação. Este ataque foi concebido por Malka’thon, o governante político real do Império. O desertor pretende convencer Kitumba a impedir o ataque iminente, pois esta guerra resultaria na destruição tanto da Federação quanto do Império Klingon. No entanto, forças ocultas dos dois lados não desejam que tenham êxito.
O episódio teve um acréscimo no tempo (1:05:33) não só para explorar a sociedade Klingon e mostrar o planeta natal, mas para preencher a lacuna entre o Império Klingon da série original e dos longas-metragens.
A equipe está ocupada produzindo o mais episódios, o seu próximo episódio “The Holiest Thing” será lançado em fevereiro. E há mais dois episódios em estágios iniciais de produção.
Assista o episódio, com legenda inclusive em português, e curta algumas referências como a estação K-7, os organianos, a nave Constellation, uma nave de única nacele chamada Saladino e muito mais.