O filme Além da Escuridão não foi um sucesso de verão esperado pelo estúdio, mas deve-se considerar que obteve uma bilheteria respeitável e principalmente nas vendas em Blu-ray/3-D. O longa de J. J. Abrams teve boa aceitação do público não trekker e dos críticos, de um modo geral, mas causou muito alvoroço em parte do fandom, chegando a ser eleito em uma convenção como o pior filme da franquia, o que levou a uma discussão áspera entre fãs e o roteirista Roberto Orci. Numa entrevista ao Moviepilot, Orci comenta mais um vez esse fato.
Como já foi noticiado, o escritor Roberto Orci recentemente teve uma discussão com os fãs pela internet por causa do filme, saindo do controle, com ofensas e ironias. Passado o tempo, com a cabeça mais fria, Orci fez um mea culpa, lamentando pelo que disse.
Na entrevista ao Moviepilot, foi novamente perguntado sobre o incidente e sua opinião sobre a resposta do filme.
Eu exagerei recentemente. Eu disse a um fã para ele ir se ferrar. Eu acho que eu estava errado em dois aspectos. Primeiro, eu estava errado em termos de não ver que o público nunca está errado. É assim que eu gosto de pensar. O público, mesmo se ele não se articula sobre o problema exato, ele nunca está errado. Se a audiência não gosta de um filme, ela está certa. Os fãs são a audiência.
Segundo, eu sou um fã. Eu sei que há muito tempo pessoas se queixam sobre esses filmes, francamente, uma minoria. E assim, você não pode ver 87% de aprovação no Rotten Tomatoes e depois fingir que você estragou tudo. Eu não quero nunca dizer: “Hei! Vencemos! Oba! Nós somos os reis”. Mas quando você está falando sobre fandom, eu sei disso porque eu sou um fã, a voz da minoria nem sempre representa a maioria. Isso não quer dizer que sejam dispensados. Eu quero ouvir a minoria, porque isso me faz aprender. Eu sou um daqueles caras que se queixam de coisas desde o início.
Assim, mesmo que eu esteja ciente da estatística, e eu sei que isto é um fato, que as pessoas que pegaram no meu pé, que eu gritei erroneamente, representam 3% a 6% da audiência. No entanto, eu realmente valorizo sua opinião. Eu realmente valorizo isso. Então, eu quero ouvir o que eles têm a dizer. Eu não quero descartá-los. E, no entanto, eu sei que é apenas 6% da audiência.
Eu quero ouvir o que eles têm a dizer. Eu também exagerei, porque não é a reação da maioria do público. Como eu disse, você não pode obter 87% no Rotten Tomatoes e fingir que todo mundo odeia o filme.
Alex Kurtzman e Roberto Orci retornam como roteiristas para a terceira sequência. Em entrevista recente, o ator Karl Urban pediu a produção que não reutilizasse tramas e personagens do passado de Jornada o novo filme, mas que escrevessem uma história original. “Minha opinião é que deveríamos lutar para sermos originais a partir de agora, sermos novos e diferentes”.
É o que todos esperam.
Fonte: TrekWeb