Os produtores dos fanfilms Star Trek: Hidden Frontier e Star Trek: Intrepid anunciaram o lançamento do segundo episódio do crossover entre as duas séries independentes. O episódio tem história ambientada no período da série Deep Space Nine.
Star Trek: Hidden Frontier é considerada a produção amadora mais antiga de Jornada já surgida na internet. A série teve cerca de 50 episódios, sendo a única a mostrar um tema bastante controvertido, o relacionamento homossexual entre personagens. Produzida por Rob Caves, trata-se das aventuras da nave USS Excelsior e da estação Deep Space 12, localizadas em órbita do planeta Ba’ku, mostrado no filme Jornada nas Estrelas: Insurreição.
Já a produção escocesa Star Trek: Intrepid teve início bem mais recente, seu primeiro episódio foi lançado em maio de 2007. Tendo como produtor executivo Nick Cook, a série refere-se aos problemas da colonização por um grupo de federados, sob a escolta da nave USS Intrepid, numa região do quadrante gama, após o fim da guerra contra o Dominion.
Como ambos os fanfilms ambientam-se no mesmo período de tempo e em regiões próximas, os produtores resolveram fazer um episódio conjunto, usando os personagens e as naves das duas séries. O primeiro episódio do crossover foi entitulado “Orphans of War”, no qual a Federação conhece uma nova e perigosa civilização, a dos Archein. Agora a sequência deste episódio, “Operation Beta Shield”, envolverá uma ameaça de invasão ao território romulano pelos Archeins, na qual federados e Klingons deverão unir forças para salvar o quadrante de uma nova guerra. “Operation Beta Shield” ainda está em fase pré-produção e suas filmagens estão previstas para junho.
De acordo o produtor Rob Caves, essa seqüência contribuirá para um novo rumo que os universos de Hidden Frontier e Intrepid seguirão de agora em diante. Um terceiro episódio já está nos planos.
Edição: Nívea Doria