Durante a coletiva de imprensa de Além da Escuridão, em Los Angeles, para apresentação do preview, o site CinemaBlend falou com o compositor do filme Michael Giacchino a respeito de sua abordagem para a trilha do novo filme. O compositor acenou com a possibilidade de incorporar antigos temas de Jornada.
Na visita a seu estúdio de música, Giacchino mostrou ao CinemaBand a música das cenas do preview de 9 minutos onde Sulu (John Cho) e Uhura (Zoe Saldana) têm uma discussão sobre deixar cair Spock na superfície vulcânica do planeta, bem como uma cena em que Kirk (Chris Pine) e McCoy (Karl Urban) estão sendo perseguidos por nativos alienígena. A primeira vez que ele mostrou o filme, fez isso sem a música – apenas o diálogo e faixas de efeitos – e depois novamente apenas com a música. Mesmo sem ouvir o que os personagens estavam dizendo a trilha perfeitamente transmitia o estresse da situação.
“A música diz o que as palavras não podem dizer”, disse o compositor, “Assim, mesmo que haja diálogo, mesmo que haja coisas que os personagens estão dizendo, eu preciso descobrir o que dizem eles no que não estão dizendo.”
Giacchino continuou: “Tudo o que J.J. (Abrams) quer que você sinta e siga, eu estou lá para arrancar de você. E, sim, você pode chamar isso de manipulação. Isso é manipulação. Qualquer filme é manipulação, realmente, alguém que diz: “Você estava me manipulando!”. É claro que estamos manipulando você, é por isso que você vai ao cinema -para ser manipulado”, brincou.
Às vezes é importante misturar as emoções também, ressaltou o compositor. Depois do salto do penhasco e nadarem para a Enterprise, Kirk e McCoy estão dentro da nave e a água sendo drenada. Giacchino faz da música um pouco mais festiva neste momento, e mantém o ambiente de alívio passando por um momento engraçado com Scotty (Simon Pegg). Após a válvula de escape, a importância da música nesse momento é lembrar ao público da tensa situação acontecendo com Spock no vulcão e a trilha reflete com tons subjacentes.
Muito parecido com o seu trabalho nos filmes de Missão: Impossível, a música de Giacchino em Star Trek vem com um desafio muito especial. O tema da série original é memorável e certamente reconhecível até porque nem não é fã. E esse tema é certamente algo que o compositor quer apresentar em seu trabalho.
“Para mim, a única coisa que eu gostaria de incorporar de alguma forma, é o tema de Alexander Courage. Para mim, isso é Jornada. Como você vai usá-lo é realmente outra história e você realmente tem que pensar muito sobre como fazê-lo, porque se fizer isso no lugar errado dará uma sensação ruim ou sente queijo de antiquado. E no caso do último, nós tentamos colocá-lo no corpo do filme, mas nunca realmente funcionou porque, você sabe, a verdade é que não era Jornada até que os personagens estivessem no fim da filmagem juntos na ponte … com este filme eu não tem idéia ainda”.
Embora tenhamos vistos dois trailers e um preview dos 9 minutos iniciais, o filme não está acabado. Ainda há muito trabalho a ser feito. Todos os vários departamentos de pós-produção ainda estão tentando conseguir com que suas peças do quebra-cabeça façam parte do quadro maior, e a situação de Giacchino não é diferente.
“Até este ponto, a única música que eu escrevi é o que você viu neste preview, então eu não sei o que eu vou fazer ainda, porque eu não vi o filme inteiro”, disse o compositor . “Eu não sei o que o resto do filme precisa ou o que pede. Eu tenho que esperar até que eu veja. ”
Fonte: TrekWeb