O ator e modelo inglês Joseph Gatt foi convidado para fazer parte do elenco de Star Trek XII num papel ainda não revelado. Em entrevista ao site ComicBookMovie, Gatt comentou sobre o trabalho com J. J. Abrams no filme e seus projetos em andamento. Sem spoilers.
Você já esteve em uma série de filmes e programas de televisão do gênero geek (nerd). Qual foi a melhor experiência que teve até agora como ator?
Joseph Gatt: Eu tenho estado muito feliz e abençoado por ter me envolvido com esses projetos impressionantes porque eu sou um geek tanto como qualquer outra pessoa, eu sinto que estou sendo pago para cumprir dois sonhos ao mesmo tempo. Todo projeto em que eu trabalhei tive momentos e aspectos positivos para mim. Todos foram ótimas oportunidades e grandes experiências de aprendizado. Dizendo isso, Star Trek 2 foi um prazer incrível trabalhar. O elenco e a equipe foram tremendamente divertidos, tão cheios de energia e amor ao trabalho. Mas, no geral, a minha experiência favorita, puramente como um ator, tem sido Banshee. Foi, de longe, a coisa mais exigente que eu fiz emocionalmente e fisicamente, mas também, o mais gratificante. Era uma equipe incrível, amável e generosa e também apaixonada para acertar e fazer o melhor trabalho possível.
Você tem um olhar penetrante único, que funciona muito bem para fazer vilões. Você já se pegou dizendo: “Pô, eu desejava poder ser o bom rapaz por uma vez?”
Gatt: Houve um tempo em que isso me fez irritar e eu queria fazer o bom rapaz. O cara que fica com a garota, o herói, etc .. mas agora? Estou gostando de interpretar o cara mau tanto que fazer um bom rapaz parece ser chato. Os maus são sempre escritos com muito mais profundidade nos dias de hoje. Além disso, é um desafio muito mais interessante para as pessoas sentirem “empatia” ou “gostarem” de você como um cara mau. Como ator, você sempre precisa descobrir a verdade por trás de qualquer coisa que seu personagem faz, não importa o quão louco, violento ou ridículo. Assim, para encontrar o verdadeiro e bom lado dentro de um ser muito perturbado e mal é um desafio incrível. Eu digo a mim mesmo, todos os dias no set de Banshee, que se eu posso fazer uma pessoa sentir simpatia ou empatia com o meu personagem, então eu fiz o meu trabalho. Além disso, eu também estava pensando que eu tenho que ser o pior pesadelo de todos ganhando vida.
Você tem um papel ainda não revelado em um dos maiores filmes de 2013, Star Trek de J.J. Abrams. O que você pode dizer, alguma coisa, sobre esse projeto?
Gatt: [risos] Não muito! Mas eu posso dizer que eu não uso um redshirt e isso vai ser um inferno de um filme [risos]! J.J. e sua equipe são grandes em sigilo, e eu compreendo perfeitamente o porquê. A melhor maneira para os fãs desfrutarem de um filme como este, é entrar no cinema sem concepção do que vai acontecer e apenas aproveitar o passeio … surpresas e tudo mais! E eu defendo isso totalmente! Todo mundo sente a necessidade de saber de tudo antes mesmo de vê-lo. Onde está a diversão nisso? Especulação e provocação são grandes … mas a diversão está no desconhecimento. Eu não posso nem suporto ver quando programas de TV ter esses malditos previews do próximo episódio antes dos créditos finais. Isso me deixa louco.
Você está jogando um cara mau de novo?
Gatt: Hmmmm ……
Como foi trabalhar com Abrams e o resto do elenco?
Gatt: Foi um sonho trabalhar com pessoas tão apaixonadas e talentosas. J.J. é muito surpreendente em muitos aspectos. O principal, é que ele é tão cheio de paixão e energia para o seu trabalho. Segundo é que ele ama tanto que ele envolve-se apenas com as pessoas mais incríveis que acreditam no trabalho tanto quanto ele faz. Isto significa que, não importa quanto tempo do dia dure, ou o quão duro a filmagem seja, não há um resmungo e todos se unem para fazer o trabalho. E posso testemunhar, que havia alguns dias muito longos e alguns cenas muito difíceis [sorrisos].
O elenco foi todo incrível. Todos, desde a chefia até o pessoal do background. Chris Pine, Zach, Zoe, Anton, John etc foram muito simpáticos para com os novos membros do elenco. Havia uma camaradagem muito especial entre eles, eles nos receberam em sua “casa” e a família de Jornada expandiu! Depois de uma semana no set eu senti como se tivesse feito três filmes com eles. Era uma grande e feliz família em uma missão de fazer um filme sério, ótimo, e ainda tive uma tonelada de divertimento ao fazê-lo. J.J. ainda fez questão de ter certeza que, em alguns desses dias extras, que um entretenimento de fora foi trazido para entreter o elenco e a equipe durante o almoço e entre as fotos.
Você era um fã de Jornada na infância?
Gatt: Você está brincando? Série Clássica e A Nova Geração foram meus favoritos. Perdi o interesse nos filmes depois do 4 … Mas 2009 recuperou meu interesse! Eu sou uma pessoa de muita sorte, e, por causa do tipo de trabalho que eu estou fazendo, eu também estou começando a conhecer alguns dos meus heróis de infância … e para além de meu pai, eu não tenho muitos. Em Thor, tive o imenso prazer de bebericar muitos momentos de chá com Tony Hopkins. Último fim de semana, eu estava no Space City Con, em Houston, e me encontrei e fiz amizade com Nichelle Nichols. Eu já amava ela … e agora eu acho que ela é uma pioneira incrível e uma pessoa maravilhosa. Realmente uma jóia em Hollywood.
O que o futuro espera por você, quaisquer projetos futuros que você gostaria de anunciar?
Gatt: Há tanta coisa incrível acontecendo ao longo dos próximos meses. Star Trek 2 será inaugurado em 17 de maio de 2013. Banshee irá ao ar no ano novo também, pela HBO/Cinemax. O trabalho de voz em Star Wars: The Old Republic está em curso. Eu apenas reservo outra série grande com trabalho de voz em “The Elder Scrolls”, e, claro, “God of War: Ascension” está no horizonte, com mais trabalho de captura de Kratos (personagem do game). Os próximos meses vão ser muito emocionantes.
Agradecimentos a colega Sandra pela informação.