O ator William Windom, que participou da série original como o comodoro Matt Decker no clássico episódio “The Doomsday Machine” (A Máquina do Juízo Final), morreu aos 88 anos por causa de uma insuficiência cardíaca, informou neste domingo o jornal The New York Times.
Windom ganhou o Emmy de melhor ator de comédia em 1970 por sua atuação na série My World And Welcome To It, um programa baseado nos ensaios humorísticos de James Thurber. No entanto, ele é mais conhecido por seu papel em Jornada, o comodoro Matt Decker, e o doutor Seth Hazlitt, da série Assassinato por Escrito (1984), na qual participou de mais de 50 episódios ao lado de Angela Lansbury.
Ao longo de sua carreira, Windom participou de inúmeras séries como ator convidado, deu voz a vários audiolivros e continuou aparecendo em filmes até os 80 anos. Seu último trabalho foi em Yesterday’s Dreams (2005).
Adorador de xadrez, tênis e navegações, Windom nasceu em Nova York no dia 28 de setembro de 1923. Casado cinco vezes, sua última esposa e com a qual permaneceu até o final de sua vida foi a escritora Patricia Veronica Tunder, com quem se casou em 1975 e teve um único filho. No entanto, Windom teve outros três filhos dois de seus casamentos anteriores.
Fato curioso sobre o personagem de Windom em Jornada é que o oficial Will Decker do filme Star Trek: The Motion Picture, interpretado pelo ator Stephen Collins, foi mencionado numa nota de rodapé no livro “The Making of Star Trek: The Motion Picture” (escrito por Susan Sackett e Gene Roddenberry) como sendo o filho do Comodoro Matt Decker. O site oficial Star Trek.com também cita Will Decker como filho do comodoro, embora não haja nenhuma evidência no filme indicando qualquer relação familiar entre eles.
Fonte: Terra