Depois de ter sido considerado perdido durante quarenta e cinco anos, “He Walked Among Us” (Ele Andou Entre Nós), um roteiro de Norman Spinrad não produzido para a série original, veio à tona. Spinrad é mais conhecido pelos fãs por ter escrito o excelente episódio “The Doomsday Machine” (A Máquina do Juízo Final).
Norman Spinrad é um famoso escritor americano de ficção científica, tendo sido presidente da Science Fiction and Fantasy Writers of America por duas vezes.
Autor de dezenas de livros e curtas histórias do gênero ficção científica (uma das suas obras traduzidas para o português é O Sonho de Ferro, em 1976), Spinrad também produziu versões para a TV. A mais conhecida foi “The Doomsday Machine” de Jornada, que ganhou indicação ao prêmio Hugo Award.
Além dessa, uma outra história chegou a ser escrita por Spinrad para a Série Clássica, em 1967.
A versão original era uma missão para Kirk e a tripulação se dirigirem ao planeta Jugal. Uma restrição no desenvolvimento da cultura do primitivo clã guerreiro Jugalis revelou que eles estavam usando tecnologias que não deveriam ter sido descobertas ainda por eles. Quando um grupo de desembarque vai até o planeta para investigar, os Jugalis não estão muito felizes em vê-los. Kirk se vê mais uma vez no dilema de ignorar ou não a Primeira Diretriz.
O roteiro acabou por ser reescrito por Gene L. Coon em uma “comédia sem graça”, segundo Spinrad, que ficou apavorado quando percebeu que foi concebido como um veículo para o comediante Milton Berle. “Esta versão original foi reescrita em uma comédia sem graça pelo produtor Gene Coon, aparentemente sem saber que o Milton era também um ator dramático e dos bons”, disse Spinrad. “Foi tão ruim que eu reclamei para [Gene] Roddenberry”, lembrou o escritor.
“Isso é muito ruim, Gene, você deve descartá-lo!” Eu disse a ele. “Você não pode, você não deve, lançar esta coisa! Leia e chore!”
Roddenberry concordou com Spinrad e o episódio nunca foi ao ar.
Durante anos, Spinrad pensava que o roteiro original havia se perdido, até que apareceu uma cópia de cortesia de um fã. “Eu pensei que o texto da minha versão original – escrita em uma máquina de escrever – estava perdido para sempre, até recentemente… quando um fã me pediu para autografar uma cópia desbotada que ele havia comprado em algum lugar”, disse Spinrad. “Eu autografei, e em troca ele me enviou uma em PDF e eu pus no Amazon.com“.
Spinrad também escreveu “To Attain The All” para o abortado projeto Star Trek: Phase II.
Fonte: TrekToday