Originalmente publicado por Luis Castanheira
Q e Vash queimam seu filme na única
aparição dos personagens na série
Nota do TB: 1.0 /4.0
Sinopse:
Data Estelar: 46531.2.
Vash, antiga companheira de Q, é encontrada no quadrante Gama pelo pessoal de Deep Space Nine. Quando levada a bordo da estação, traz consigo, inadvertidamente, o próprio Q.
O objetivo da entidade é, a todo custo, ter Vash novamente como sua companheira. No entanto, a arqueóloga não está interessada. Ela e Quark preparam um leilão de artefatos coletados ao longo dos dois anos que passou no quadrante Gama.
Enquanto isso, a estação começa a passar por sérias falhas estruturais que ameaçam sua integridade. Por fim, descobre-se que a causa é um dos artefatos de Vash, que na verdade é um tipo de ovo de uma espécie alienígena desconhecida.
“Q-Less” foi todo centrado em uma tentativa de transferir o sucesso de A Nova Geração para a recém-criada Deep Space Nine. Para isso, uma história que não se justifica foi elaborada, com o único propósito de conquistar para Q um novo emprego após o fim das aventuras de Jean-Luc Picard e companhia na televisão.
O resultado não poderia ter sido mais catastrófico. O episódio é baseado em uma trama absurda (beirando o absoluto ridículo), com uma insuportável quantidade de “tecnobaboseira”, tudo visando o único propósito de termos um episódio com Q em Deep Space Nine.
O carisma do personagem bem que tenta fazer sua mágica. Algumas falas de Q até têm um certo apelo, mas nada foi capaz de chegar perto de salvar este episódio.
Q, como apresentado aqui, não pertence a DS9. E Vash (essa, em qualquer contexto possível) não pertence a lugar nenhum.Vash não! Pelo amor de Deus!
Quark (sobre os participantes do leilão) – “They’re all ridiculously wealthy… and not too bright.”
(Eles são todos ridiculamente ricos… e não muito espertos.)
Q – “Picard and his lackeys would have solved all this technobabble hours ago!”
(Picard e seu lacaios teriam resolvido toda essa tecnobaboseira há horas!)
Primeiras e únicas participações de Q (John deLancie) e Vash (Jennifer Hetrick) em Deep Space Nine.
“Q” tem uma pronúncia alemã similar a “vaca” naquele idioma assim como “Vash” tem uma pronúncia francesa similar a “vaca” naquele idioma.
Robert Hewitt Wolfe foi contratado após vender o primeiro rascunho dessa história. Sua longa parceria com Ira Steven Behr data daí.
História de Hannah Louise Shearer
Roteiro de Robert Hewitt Wolfe
Direção de Paul Lynch
Exibido em 08/02/1993
Produção: 007
Elenco:
Avery Brooks como Benjamin Lafayette Sisko
René Auberjonois como Odo
Nana Visitor como Kira Nerys
Colm Meaney como Miles Edward O’Brien
Siddig El Fadil como Julian Subatoi Bashir
Armin Shimerman como Quark
Terry Farrell como Jadzia Dax
Cirroc Lofton como Jake Sisko
Elenco convidado:
Jennifer Hetrick como Vash
John deLancie como Q
Van Epperson como “funcionário bajoriano”
Tom McCleister como Kolos
Laura Cameron como “uma mulher bajoriana”