O filme Star Trek II: The Wrath of Khan, lançado em 1982, está entre os 25 filmes adicionados ao registro deste ano. O anúncio foi feito pela Biblioteca do Congresso americano nesta terça-feira. Agora, ele está entre os 900 títulos no registro, uma lista de filmes selecionados pelo National Film Preservation Board.
Os filmes são escolhidos “devido à sua importância cultural, histórica ou estética para preservar o patrimônio cinematográfico do país”, conforme consta no site oficial do Congresso dos EUA que acrescenta.
“Os lançamentos populares de Hollywood selecionados este ano incluem o primeiro filme de Star Trek adicionado ao registro, Star Trek II: A Ira de Khan, de 1982, bem como o primeiro longa-metragem de Eddie Murphy no registro, Beverly Hills Cop. O público enviou indicações de mais de 6.700 títulos para consideração este ano. Vários títulos selecionados este ano receberam forte apoio público, incluindo: The Texas Chainsaw Massacre, Star Trek II: The Wrath of Khan, No Country for Old Men, The Social Network, e Dirty Dancing.”
Ainda segundo a Biblioteca do Congresso, Star Trek II foi selecionado este ano por incluir artistas ou temas hispânicos proeminentes, como o caso do ator mexicano-americano Ricardo Montalbán (no papel de Khan Noonien Singh) como o principal antagonista do filme.
Assim ficou a descrição de Star Trek II no National Film Registry (Registro Nacional de Filmes) do Congresso americano.
Star Trek II: The Wrath of Khan (1982)
Muitas vezes considerado o melhor dos seis filmes teatrais de Star Trek com elenco original, “The Wrath of Khan” apresenta a direção especializada de Nicholas Meyer e a trilha sonora emocionante de James Horner para aprimorar os sempre intrigantes roteiros de “Star Trek”, que ecoam a visão de Gene Roddenberry. “Wrath” repete um antigo inimigo do episódio de TV de 1967 “Space Seed”, com Kirk (William Shatner) e Spock (Leonard Nimoy) lutando contra o volátil e implacável Khan (Ricardo Montalban). Em parte um jogo interestelar de gato e rato de nave estelar, e uma batalha alfa mano a mano cheia de testosterona entre Kirk e Khan, o filme atinge verdadeira ressonância ao explorar temas sociais e pessoais maiores, neste caso o sacrifício pessoal de Spock para salvar a Enterprise: “As necessidades de muitos superam as necessidades de poucos… ou de um.”
O produtor, diretor e roteirista do filme Nicholas Meyer enviou mensagem pelo Bluesky agradecendo a honraria.
Estou muito surpreso e gratificado com esta honra, mas sinto-me obrigado a dizer ao mesmo tempo que Star Trek II: The Wrath of Khan está sobre os ombros de muitos que contribuíram para o filme, bem como aqueles que o precederam. Infelizmente, eles não estão aqui para fazer suas merecidas reverências. Devemos prestar homenagem a Gene Roddenberry, Gene Coon, Harve Bennett, Jack Sowards, Leonard Nimoy, Ricardo Montalban, DeForest Kelley, Nichelle Nichols, Kirstie Alley, James Doohan, Merritt Butrick, Bibi Besch, Paul Winfield, Joe Jennings, Gayne Rescher, Bill Dornisch, Mike Minor e uma série de outros. Em seu nome e em nome dos atuais e futuros criadores de Star Trek, e em nome de Star Trek em si e sua mensagem de otimismo, agradeço à Biblioteca do Congresso por este adorável elogio.
I am greatly surprised and gratified by this honor, but I feel bound to say in the same breath that #StarTrekIITheWrathofKhan stands on the shoulders of many who contributed to the film as well as those who have gone before. Alas, they are not here to take their well-deserved bows. 1/3
— Nicholas Meyer (@nicholasmeyer.bsky.social) 2024-12-17T17:07:27.150Z
O canal por assinatura TCM (Turner Classic Movies) apresentará um especial de televisão na quarta-feira, 18 de dezembro, para exibir uma seleção de filmes nomeados para o registro deste ano.