Livingston afirma que produção acelerou-se

Por Alexandre Freitas, especial para o TB

David Livingston, que já dirigiu 59 episódios de Jornada, acredita que a troca de gravação por película para digital não será notada pela audiência, mas traz inúmeras vantagens para a equipe de produção. Para quem não sabe, a partir do novo ano os episódios de Enterprise estão sendo filmados assim.

Livingston falou ao TrekWeb que filmar em formato digital permitiu que o diretor veja mais detalhes. “Em vez de se ficar olhando para um canal NTSC, você está realmente vendo o que está sendo gravado, é o que a câmera realmente está vendo”, ele apontou. “O fator de custo é muito mais baixo porque você não está tendo que pagar pela armazenagem da película. Armazenamento e processamento de películas são um grande valor relacionado a fitas que têm uma hora de duração.”

Somando-se à queda nos custos, Livingston também acredita que o processo de se filmar um episódio foi acelerado. “As coisas vão mais rápido com o disco rígido que quando era em película e estão andando mais rápido de fato”, disse. “Você não tem que recarregar rolos de filme o tempo inteiro, ao invés de haver milhares de rolos que possuem 10 minutos de duração, você tem uma fita de uma hora que tem que enfiar em sua máquina. Os valores de produção são tão altos que ainda hoje isso é incrivelmente difícil, é uma boa coisa que eles estão em digital porque você precisa de cada segundo. Eles estão tentando ter tanta produção que você precisa de cada segundo.”

Embora as vantagens sejam muitas, Livingston não acredita que a audiência irá notar alguma diferença na qualidade de película para digital. “Existem diferenças mas eu penso que a audiência não irá perceber nada”, afirmou.

O diretor está no momento filmando “Borderland”, o primeiro de três episódios apresentando Brent Spiner (Data) como Dr. Arik Soong. Livingston acredita que a aparição de Spiner irá agradar fãs de longa data de Jornada. “Eles exigiram fazer algo sobre pessoas biologicamente projetadas e Dr. Soong criou Data, então ter o ancestral do Dr. Soong foi uma grande escolha. Por que não? É um regresso a uma série anterior no qual eu acho que os fãs irão ter muito deleite”, afirmou.

O TB agradece também a Adriano Naressi Vieira!

Você também pode ser um colaborador do Trek Brasilis! Clique aqui para saber mais.

Fonte: TrekToday