Guerras Romulanas ficarão para filme, diz Braga

Confirmando os rumores, o produtor-executivo Brannon Braga revelou que o próximo filme de Jornada nas Estrelas terá forte relação com as Guerras Romulanas. Segundo ele, isso pode fazer com que Enterprise evite o assunto.

“[A aparição dos Romulanos] é certamente uma das coisas que estivemos discutindo”, disse Braga à revista “Star Trek Communicator”. “Mas também há um filme ‘prequel’ em desenvolvimento sobre as Guerras Romulanas, então talvez tenhamos de ficar longe disso [em Enterprise].”

Na mesma revista, Rick Berman, chefão de Jornada nas Estrelas na Paramount, declarou que o décimo-primeiro filme da franquia se passaria numa época anterior à de Kirk, mas não estaria ligada a Enterprise.

O primeiro avistamento dos Romulanos na série veio no episódio “Minefield”, da segunda temporada. Segundo o cânone de Jornada, a Zona Neutra Romulana foi estabelecida em 2160, após uma longa guerra entre a Terra e Romulus. Com “Zero Hour” ambientado em 2154, as Guerras Romulanas presumivelmente se passariam durante a época de Enterprise.

Braga também discutiu o que está sendo desenvolvido para a quarta temporada de Enterprise, incluindo o retorno da Guerra Fria Temporal. “Uma coisa que estivemos discutindo é possivelmente abrir o jogo sobre a Guerra Fria Temporal de uma vez por todas”, disse. “Isso é provavelmente algo que faremos nessa primeira história. Não posso dizer com certeza, porque estamos começando a trabalhá-la. Mas eu realmente gostaria de resolver isso. Seria uma coisa boa a fazer depois de três temporadas de alusões.”

A fundação da Federação também começará a figurar fortemente na série. “Haverá alguns grandes eventos interestelares e conflitos que poderiam envolver a formação da Federação. Veremos mais do que está acontecendo na Terra. Podemos ver algo com ligação com as Guerras Eugênicas.”

Para a nova temporada, a série terá um novo roteirista: Allan Brennert, que já ganhou prêmios Emmy e Nebula e trabalhou como produtor na aclamada série “L.A. Law”. O escritor também tem experiência com ficção, tendo trabalhado com Manny Coto em “Odyssey 5”.

Fonte: TrekToday