A revista britânica Star Trek Monthly trouxe em sua edição mais recente uma entrevista com Scott Bakula (Archer), na qual o ator culpa exclusivamente a UPN pela queda na audiência de Enterprise na última temporada.
“O nosso próprio canal não nos ajudou nas questões da grade de programação”, Bakula conta. “Eles certamente não precisavam exibir o último episódio junto com o finale de ‘American Idol’, mas escolheram fazê-lo. Acho que, na minha opinião, o episódio era tão bom quanto o da primeira temporada, quando nossos índices estavam ótimos”.
O ator diz que a UPN insistiu em investir seus dólares nas campanhas publicitárias de novos seriados, em detrimento da promoção de Enterprise.
“Isso foi muito discutido, mas, não sei por quais razões, a UPN escolheu gastar seu dinheiro, a maior parte do seu dinheiro — porque eles sempre usam isso como argumento quando tocamos no assunto — em novas séries, e eles sentiram que já nos promoveram o suficiente”, conta. “A verdade é que só nos promoveram, na maior parte, em sua emissora que não está sendo assistida, e eu acho que você tem que ser mais criativo do que isso”.
Bakula acha ainda que a qualidade da série não caiu de temporada para outra.
“Houve o atrito comum de segunda temporada e outros fatores”, o ator explica. “Mas eu cheguei a pensar que era por causa da série? Não. Nunca achei que foi por causa da série”.
Ele acredita que o arco de histórias envolvendo a Expansão fornece uma excelente oportunidade para as pessoas que desistiram de Enterprise darem uma segunda chance ao seriado.
“É uma ótima hora para sondar Enterprise de novo, ou a descobrir pela primeira vez”.
Fonte: Trektoday