Jornada voltou às páginas dos jornais nos Estados Unidos, muito embora as notícias não sejam nada boas. A Viacom Inc. respondeu ontem ao processo aberto pela Activision, que alegou que o estúdio desgastou a prestigiosa marca da franquia e, por conta disso, rompeu também com os termos do acordo de licença assinado há cinco anos.
“As alegações da Activision não têm mérito”, o porta-voz da Viacom disse em um pronunciamento, segundo reportagem veiculada pela agência de notícias Reuters. “A Activision parece estar tentando usar os tribunais para conseguir renegociar um acordo selado em 1998, que lhe assegurava os direitos sobre a valiosa marca de Jornada nas Estrelas para a criação de jogos interativos”.
A empresa que produz os jogos tinha entrado com uma ação no mesmo dia, alegando uma quebra de contrato por parte da Viacom, a companhia-mãe da Paramount Pictures e dona da marca de Jornada. Segundo a Activision, a Viacom quebrou a “promessa fundamental” do acordo de dez anos, de continuar produzindo filmes para cinema e séries de TV.
Além do processo aberto no Tribunal Superior de Los Angeles, a Activision cancelou o seu contrato com a Viacom. A porta-voz da empresa de jogos, Maryanne Lataif, disse que a atitude foi tomada como última medida. “Nós já havíamos expressado a nossa insatisfação com o estado das relações há algum tempo”, ela contou à Reuters. “Teríamos preferido manter as relações com a Viacom”.
A ação também alega que a Viacom disse “não ter planos” de produzir mais filmes de Jornada nas Estrelas no momento. Porém, fontes na Viacom disseram hoje ao jornal Hollywood Reporter que pretende-se sim fazer mais filmes e apoiar a única série em produção, Enterprise.
Além dos vários títulos já lançados – incluindo “Elite Force II”, que por sinal saiu na semana passada -, a Activision planejava criar um jogo baseado em Jornada nas Estrelas – Nemesis, mas mudou de idéia afirmando que a Viacom não forneceu “informações cruciais” sobre o filme dentro de um prazo aceitável.
Mais informações podem ser encontradas no Yahoo! News e no Hollywood Reporter.
Fonte: Trektoday