Depois de passar mais de um ano e meio sem atualizações, o site nacional Organia encerrou suas atividades no início deste mês.
Online desde 1996, o site foi o principal veículo de Jornada nas Estrelas na internet brasileira por muito tempo. Criado por Alan Bernini, Fabiano Guilherme de Souza e José Guilherme Wasner Machado, todos mineiros de Belo Horizonte, o Organia se destacava por seu conteúdo fixo repleto de atrações interessantes ao fã brasileiro de Jornada.
Com diversas galerias de imagens, diversões interativas (como a Trivia On-Line que você também encontra aqui no TB) e um espaço de interação com fórum e seção de cartas que foram muito movimentados entre os anos de 1997 e 2000, os trekkers sempre puderam conversar entre si e fazer novas amizades, que em muitos casos duram até os dias de hoje. Por muito tempo também o Organia trazia notícias fresquinhas de Jornada, sempre contando com o apoio de Gustavo Leão, conhecido dos leitores do TB. Aliás, quando o Organia deixou de publicar notícias e voltou sua linha editorial para o conteúdo fixo apenas, o Trek Brasilis estava surgindo e tomou para si essa função de ser o principal divulgador de Jornada na internet brasileira, sempre incentivado pela turma do Organia que ajudou na divulgação do recém-criado TB. A força que eles nos deram foi uma das bases em que nos apoiamos para tentar fazer um site com o mesmo nível de qualidade que os leitores do Organia estavam acostumados.
A afinidade entre as duas equipes foi algo que ocorreu naturalmente, pois os dois sites sempre tiveram em mente divulgar Jornada deixando de lado a paixão cega e tentar exercitar o lado crítico do fã, através da mais correta informação. Infelizmente, o fandom nacional nunca teve como ponto forte uma análise mais profunda da série, porém, com o auxílio do Organia e TB as coisas começaram a mudar. É só checar o alto nível das discussões que ocorriam no fórum do site mineiro e as que também ocorrem hoje em dia não só no TB, mas em outros sites nacionais de Jornada que mantém um espaço público e totalmente aberto para quem quiser participar.
Entretanto, problemas como a falta de tempo livre dos editores e até de disposição em continuar um árduo trabalho, que traz pouco retorno, fizeram com que o Organia, em setembro de 2001, deixasse de sofrer atualizações. Vale lembrar que, assim como o TB, Alan, Fabiano, Guilherme e os outros trabalhavam no site apenas pelo amor ao universo de Jornada, sem nunca receber nada em troca, a não ser o reconhecimento dos fãs. E, assim como o TB, muitas vezes levavam pauladas vindas de todas as direções por pessoas irresponsáveis e até invejosas.
Com mudanças ocorridas no servidor Estrelar, que hospedava o site, o Organia acabou fechando. Porém, talvez não definitivamente. De acordo com Alan Bernini, um dia o site poderá voltar. “Eu até já cadastrei um endereço em um servidor gratuito. Devo colocar todo o site no ar com algumas mudanças no visual e umas coisinhas mais… Só que vou precisar de um pouquinho de tempo”, explica Alan.
O Trek Brasilis torce para que esse hiato sem o Organia seja curto e que logo o site volte a fazer parte do dia-a-dia do fandom nacional. Nestes tempos difíceis em que Jornada parece rolar pela ladeira, quanto mais competência, responsabilidade e materiais de qualidade estiverem disponíveis na internet, melhor para o fã brasileiro. E esses itens são o que o irmão mais velho do TB sempre teve para oferecer.