Numa entrevista à revista “TV Guide” que chega às bancas americanas em 10 de maio, o produtor-executivo de Enterprise Rick Berman revelou algumas das surpresas que os fãs podem esperar para a terceira temporada. “Estamos a ponto de fazer uma coisa inédita em Jornada nas Estrelas… nunca houve uma série de Jornada construída em torno de uma missão específica e envolvendo riscos específicos.”
Na conclusão do segundo ano, com “The Expanse”, os misteriosos Xindi (pronuncia-se Zindi) enviam uma sonda à Terra que devasta tudo entre a Flórida e a Venezuela. Os Xindi obtiveram informação de que a Terra irá destruir seu mundo natal em 400 anos, e decidiram atacar primeiro.
“No passado, nossos capitães tiveram a missão geral de explorar o espaço exterior”, disse Berman. Mas, em Enterprise, o futuro da humanidade pode estar nas mãos da tripulação da NX-01: “Cabe ao capitão Archer ir lá e impedi-los de nos destruir a todos.”
A Enterprise será reconfigurada para os tempos de guerra e será enviada à perigosa área do espaço conhecida como a Expansão Délfica, para ir atrás dos Xindi. Segundo a revista, os que entram nessa região do espaço encontram um destino chocante: “Seus corpos se tornam anatomicamente invertidos (pele do lado de dentro, órgãos do lado de fora), ainda assim de algum modo permanecem vivos.”
O início da nova temporada também mostrará o primeiro uso de torpedos fotônicos na história da Frota Estelar e trará um novo uniforme, acompanhado por um novo penteado, para T’Pol.
A notícia que mais surpreendeu, entretanto, ainda não foi confirmada: segundo uma fonte do SyFy Portal, a abertura de Enterprise seria modificada para a nova temporada. Segundo o site, a abertura ganhará um novo ritmo e novas cenas, mas Brannon Braga e Rick Berman tentarão manter a homenagem ao programa espacial contemporâneo.