Telaritas farão primeira aparição em “Bounty”!

Enterprise parece não cessar com as novidades surpreendentes para os episódios finais da temporada. Com o relato sobre o penúltimo segmento do segundo ano, o Startrek.com revelou que uma das principais raças da Série Clássica estará de volta: os Telaritas estão chegando!

A responsável pela direção do episódio é a mesma que trouxe pela primeira vez os Andorianos à vida, na temporada passada: Roxann Dawson (B’Elanna Torres).

O episódio em questão é “Bounty”, que apresenta a continuação dos eventos iniciados em “Judgment” (que vai ao ar em 9 de abril), onde o capitão Archer é considerado um fugitivo da justiça Klingon. Ele é sequestrado por um caçador de recompensas Telarita que pretende entregá-lo aos Klingons por uma recompensa substancial. Enquanto isso, numa história paralela, T’Pol retorna de uma missão avançada infectada com um patógeno alienígena que desperta nela… digamos… necessidades “primais” Vulcanas, de acordo com o site oficial de Jornada (nem quero ver aonde isso vai parar…).

O supervisor de maquiagem Michael Westmore já havia declarado publicamente que tem procurado uma chance de revisitar os Telaritas e atualizar a maquiagem para os padrões atuais. Pois bem, ele a teve. Espere ver a mesma configuração básica, mas com muito refinamento.

O ator com a honra de ser o primeiro a usar a nova maquiagem Telarita é Jordan Lund, como o caçador de recompensas Skalaar”. Lund já havia participado antes de Jornada como o Bajoriano Woban, em “The Storyteller”, de Deep Space Nine. Em A Nova Geração, ele havia interpretado o Klingon Kulge em “Redemption, Part II”, um personagem morto por Gowron. E o repeteco vem aí: Robert O’Reilly, intérprete original de Gowron, aparece no episódio como outro caçador de recompensas (de raça não-especificada) chamado Kago-Darr, que dá problemas a Skalaar.

Lund parece animado com a perspectiva de ser o primeiro Telarita moderno da história. Ele passou pelo Fórum do TrekWeb e comentou um pouco sobre o seu trabalho. “Eu acabei de filmar minhas cenas na noite de quinta, no penúltimo episódio da temporada, ‘Bounty’“, disse Lund. “Eu interpretei Skalaar, o caçador de recompensas. Estamos todos empolgados por finalmente trazer de volta essa grande raça. A nossa maquiagem é espetacular. Os magos de Enterprise não irão desapontar”, completou.

A personalidade dos alienígenas também será expandida, segundo Lund. “Há algumas características dos originais”, disse, referindo-se à tendência Telarita a discutir e a contestar que os fãs devem se lembrar de “Journey to Babel”, da Série Clássica. “Mas há alguns aspectos novos e mais realistas de nossas personalidades.” Lund responderá em breve a questões enviadas pelos fãs no TrekWeb.

A maquiagem Klingon do episódio ficou reservada para o novato em Jornada Michael Garvey, como o capitão Gorth. E um segundo Telarita, o irmão de Skalaar, Gaavrin, será interpretado por Ed O’Ross.

A produção começou no último dia 19, com o elenco principal em cenas na ponte. No segundo dia, o colega de Dawson em Voyager, Robert Duncan McNeill (Tom Paris), voltou ao estúdio para fazer algumas tomadas finais para “The Breach”. Então Dawson recuperou o elenco para filmar cenas numa nave Klingon com Scott Bakula, Garvey e vários outros extras e dublês Klingons. O’Reilly também filmou suas cenas naquele dia num cenário temporário mostrando a nave de Kago-Darr. No início da sexta-feira, 21, Lund apareceu na sala de maquiagens para um trabalho de três horas e meia e um dia de filmagens que mostram a captura de Archer e seu aprisionamento na nave auxiliar Telarita. Os dias 24 e 25 foram dedicadas a mais cenas na infame câmara de descontaminação, com T’Pol e Phlox. As cenas finais dos Telaritas foram filmadas nos últimos dois dias do cronograma, terminando no dia 27.

O exterior da nave Telarita está sendo criado na pós-produção, junto com a nave de Kago-Darr, o transporte Klingon e uma estação espacial alienígena. A fotografia principal do episódio final da temporada começou na última sexta.

“Bounty” é o terceiro episódio de Dawson em Enterprise nesta temporada, e o quinto no total. O roteiro foi escrito por Hans Tobeason com a dupla Michael Sussman & Phyllis Strong. Tobeason é o mais novo integrante da equipe de roteiristas, tendo trabalhado antes em séries como “SeaQuest DSV”, “Now and Again” e “Birds of Prey”. A história é de Rick Berman & Brannon Braga.

O episódio deve ir ao ar no dia 21 de maio, às 20h, nos EUA. Na sequência, será exibido o finale, “The Expanse”.