A mais recente produção cinematográfica de Jornada, Nemesis, foi o tema da última pesquisa levantada pelo Trek Brasilis. Foi perguntado ao trekker brasileiro o que ele achava que a arrecadação do filme, a mais baixa entre as produções de A Nova Geração, representaria para o futuro da franquia.
Cerca de 9% dos fãs acham que se trata do fim definitivo não apenas dos filmes de A Nova Geração no cinema, mas dos de Jornada em geral. De forma semelhante, outros 30% vêem a arrecadação como uma parada breve na produção de filmes da franquia, com retomada após alguns anos de descanso.
Já 11,5% acreditam que isso não significa muita coisa para a Paramount, que ainda acredita cegamente no potencial de rentabilidade da marca.
Para 18,5% dos trekkers, os baixos números de bilheteria não devem ser motivo de preocupação ou comparação, já que o interesse do grande público é – e tem sido há bastante tempo – restrito.
No entanto, para a maioria dos que responderam à enquete – 32% – Jornada ainda precisa desesperadamente mudar.
“Is it dead, Jim?”
A pesquisa reflete bem o momento de pessimismo dos fãs, que já não crêem na hipótese de um novo filme com o capitão Picard. Dada a baixa popularidade da série Enterprise aqui e no exterior, a idéia de um Jornada XI com Scott Bakula também não é muito animadora. Resta esperar pelos números finais de Nemesis e pela palavra da Paramount sobre o assunto.