Acaba de terminar a mais longa produção de um episódio de Enterprise nesta temporada — trata-se de “Canamar”, o segmento 17 deste segundo ano. O episódio não tem nada de especial que justifique a longa duração das filmagens — exceto a presença dos feriados de Natal e Ano Novo caindo no meio delas.
É o que reporta o Startrek.com, em mais um de seus relatos da produção. Segundo o site oficial de Jornada, a produção do episódio começou em 13 de dezembro e só foi concluída no dia 7.
Na história, o capitão Archer e Trip Tucker levam um shuttlepod ao mundo natal do povo Enoliano para fazer primeiro contato, mas, ao partir, são apreendidos por engano e encarcerados numa nave de transporte de prisioneiros rumo à colônia penal Canamar. Antes que o governo Enoliano possa providenciar sua libertação, outro cativo no transporte toma o controle da nave, levando Archer a entrar numa situação precária para ganhar a confiança do revoltado a fim de salvar as vidas dele e de Tucker.
Mark Rolston interpreta Kuroda, o alienígena que lidera a revolta de prisioneiros. Ele já havia inteprretado o engenheiro Walter J. Pierc em “Eye of the Beholder”, de A Nova Geração, além de ter aparecido em várias séries de ficção, como “Babylon 5” e “The X-Files”.
A maior parte da produção aconteceu nos cenários da nave de transporte de prisioneiros, concentrando em Scott Bakula, Connor Trinneer e os atores convidados. O resto do elenco regular acabou ganhando uma folga extra, já que as filmagens nos cenários da Enterprise acabaram no segundo dia de filmagem. Então a ação foi para os restritos ambientes do cockpit e da cabine principal da nave alienígena, filmados depois do Ano Novo.
O episódio exigiu que todos os atores tivessem dublês para algumas cenas.
“Canamar” foi escrito pelo co-produtor-executivo John Shiban e dirigido pelo veterano Allan Kroeker. O episódio deve ir ao ar em 26 de fevereiro, pela UPN americana.