Depois do balde de água fria que foi a bilheteria de “Nemesis” no fim de semana, os principais sites de Jornada, TrekToday e TrekWeb, foram buscar reconforto na atual série em produção, Enterprise. Infelizmente, não foi o que eles encontraram, ao desvendar a premissa do 18º episódio da segunda temporada, “The Crossing”.
No episódio, a Enterprise é desabilitada por uma nave alienígena, e seus sistemas de armas e motores ficam inoperantes. Conforme a nave alienígena fica estacionada no espaço — impossibilitada ou desmotivada a responder às tentativas de comunicação de Hoshi –, coisas estranhas começam a acontecer à tripulação da NX-01.
Enquanto tenta restaurar energia aos motores de dobra, Trip é possuído por uma energia alienígena, que entra pela testa dele e o deixa atordoado e confuso. Um dos tripulantes da engenharia, Rooney, até tenta falar com seu superior, mas Trip parece não absorver nada e até chama Rooney de “Sir”. Mas quando Trip sai, agora possuído por uma forma de vida alienígena, Rooney contata Archer na ponte.
Mais tarde, no segundo ato, Trip está de volta a seu estado normal, mas outros problemas surgem, com Malcolm Reed agora incapacitado. ENquanto Trip trabalha com Rooney nos motores, o tripulante confessa que não sabe como realizar as tarefas que Trip pediu que ele fizesse — claramente Rooney também foi possuído por alienígenas.
Depois que a polarização do casco falha em manter as formas de vida alienígenas do lado de fora, a tripulação precisa trabalhar junta para montar uma defesa antes que ela seja toda tomada…
“The Crossing” deve ir ao ar em março ou abril de 2003, nos EUA.