Sulibans retornam à pauta de Enterprise

Já quase na metade da temporada, Archer tem de lidar com situações decorrentes de “Broken Bow” que apresentam um novo personagem recorrente, Daniels, e estabelecem a mitologia da série com a volta da Guerra Fria Temporal. Trata-se da Jornada Inédita de hoje no AXN.

"Cold Front"
("Cold Front")
Enterprise
1ª temporada
Episódio 011
Exibição nos EUA: 28/11/2001
Data Estelar: desconhecida.

sexta, 21h; sábado, 3h; domingo, 15h; segunda, 14h


Sinopse:

Quando a Enterprise NX-01 junta-se a uma romaria alienígena que pretende testemunhar uma ocorrência estelar com caráter religioso, Archer encontra mais uma vez em seu caminho o Suliban de nome Silik.

Notas:

- Robert Duncan McNeill é mais conhecido dos fãs como o Tom Paris, de Voyager. Mas ele já tem uma carreira relativamente desenvolta como diretor de TV, incluindo quatro episódio de Voyager, um episódio de "Dawson's Creek" e um curta-metragem chamado "9mm of Love". McNeill também esteve observando as filmagens de "The West Wing", como potencial diretor para a série.

- Em entrevista ao Trek Brasilis, McNeill revelou como foi sua primeira experiência dirigindo um episódio de Enterprise. "Minha experiência lá foi diferente do que esperava. É divertido quando você é um ator naquela série, e eu conhecia todos os outros atores muito bem, tínhamos atalhos, você sabe, eu poderia usar um exemplo de algo com que todos fôssemos familiares e eles pegariam a idéia imediatamente. Com Enterprise, é tudo novo em folha, e eu não conheço os atores muito bem, então foi bem incomum. Fiquei surpreso em ver quão desafiador foi, porque a maioria dos meus episódios de Voyager foi um verdadeiro prazer, e eles foram trabalho duro, mas eles foram... tudo fluiu junto suavemente, e o de Enterprise foi um pouco mais desafiador. Mas a outra coisa interessante foi que Enterprise, no episódio que dirigi, era incomum para Jornada nas Estrelas, porque não teve realmente um final. Você sabe, normalmente no fim de um episódio de Jornada nas Estrelas, há uma moral para a história e as coisas acabam meio que bem, e esse aqui foi deixado com o final em aberto. Você sabe, Silik escapa da Enterprise e não há lição a ser aprendida, exceto a de que pode haver mais problemas no caminho."

- O roteirista Andre Bormanis aproveitou "Cold Front" para comentar a abordagem própria que Enterprise terá sobre viagens no tempo. "Algo que distinguiu Enterprise de outras Jornadas é que um conceito como viagem no tempo é uma legítima 'coisa de maluco' para Archer e cia.", disse. "Eles pensam nisso como ficção científica, enquanto nas outras séries era fato estabelecido."

- Bormanis também comentou sobre a exploração de religião na série. "Eu não sei se os temas espirituais serão desenvolvidos em Enterprise do jeito que foram em Deep Space Nine, mas eles vão aparecer de tempos em tempos."

- "Cold Front" apresenta o primeiro uso de Porthos, o cachorro do capitão Archer, como um personagem atuante. Ele é o único capaz de identificar a presença do Suliban Silik a bordo.

- John Fleck faz sua segunda aparição na série como Silik, sendo a primeira em "Broken Bow". Ele já havia sido ator convidado de A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager. Mas, curiosamente, quando Silik está disfarçado como um peregrino, é outro ator que interpreta o personagem.

- Matt Winston faz sua estréia em Jornada, como Daniels. Ele já interpretou papéis em filmes de ficção como "A.I." e "Galaxy Quest". Micheal O'Hagan (Fraddock) já apareceu em filmes como "Velocidade Máxima 2" e "Fim dos Dias". Joseph Hindy (Prah Mantoos) já participou de séries como "Lei & Ordem" e "Judging Amy". Leonard Kelly-Young (Sonsorra) também fez séries conhecidas, como "C.S.I." e "Beverly Hills 90210".

Elenco Convidado:

John Fleck como Silik
Matt Winston como Daniels
Michael O'Hagan como capitão Fraddock
Joseph Hindy como Prah Mantoos
Leonard Kelly-Young como Sonsorra
Lamont D. Thompson como Silik (peregrino alienígena)
James Horan como figura humanóide [não-creditado]

Escrito por Steve Beck & Tim Finch
Direção de Robert Duncan McNeill