Série se despede de três roteiristas

Por Alexandre Freitas, especial para o TB

Quando Enterprise embarcou em sua quarta temporada, sexta-feira passada, foi sem três membros-chave da equipe de roteiristas da série.

O produtor co-executivo Chris Black, o produtor de consultas David Goodman e a co-produtora Phyllis Strong saíram da série, de acordo com os créditos de “Storm Front, Part I”, publicados na site PsiPhi. Ainda não é sabido porque eles saíram do time de roteiristas de Enterprise.

Quatro novos roteiristas embarcaram na NX-01 para substituir os membros da equipe que estão partindo. Eles incluem o produtor de consultas Alan Brennert, que é um produtor vencedor do Prêmio Emmy cujos créditos incluem “LA Law” e “Odyssey 5”, e o novo produtor de supervisão Ken LaZebnik, que vem à série via “Providence” e “Touched by an Angel”. Os romancistas Judith e Garfield Reeves-Stevens também se juntaram à série como editores de histórias, e irão fazer sua estréia como roteiristas no sétimo episódio, “The Forge”.

Muitos membros da equipe de produção receberam promoções durante o intervalo do verão. A promoção de mais alto nível é a de Manny Coto, que subiu de produtor co-executivo para produtor executivo. O editor executivo de histórias Andre Bormanis é agora creditado como co-produtor, enquanto que o colega co-produtor Stephen Welke é agora creditado na abertura da série, ao invés de nos créditos de encerramento.

Chris Black juntou-se a Enterprise durante a primeira temporada da série como produtor de supervisão, fazendo sua extréia como roteirista em “Rogue Planet”. Ele foi promovido a produtor co-executivo para a segunda e a terceira temporadas, escrevendo ou co-escrevendo episódios como o indicado ao Hugo “Carbon Creek”, “First Flight” e “Countdown”.

O roteirista David A. Goodman, indicado aos prêmios Nebula e Emmmy pela série animada “Futurama”, veio a bordo da NX-01 no início da segunda temporada. Como produtor de consultas ele escreveu “Judgment” e “North Star”, e co-escreveu “The Forgotten”, dentre outros episódios.

Phyllis Strong tem sido a pessoa que serviu à série por mais tempo, dentre os roteiristas que estão saindo, tendo se juntado a Jornada nas Estrelas durante a sétima temporada de Voyager. Junto com seu ex-parceiro roteirista Mike Sussman, ela contribuiu com episódios como “Body and Soul” e “Author, Author”. Durante seu trabalho em Enterprise, Strong escreveu ou co-escreveu diversos episódios, incluindo “Strange New World” e “Regeneration”.

Como qualquer série de televisão, Enterprise viu muitos roteiristas entrando e saindo durante seus três anos de existência. Isto inclui os novatos da primeira temporada Antoinette Stella, Tim Finch, Stephen Beck, André e Maria Jacquemetton e Fred Dekker. O ex-roteirista de Arquivo X John Shiban esteve na série durante a segunda temporada, enquanto que Brent V. Friedman e Jonathan Fernandez se juntaram e saíram da série durante a terceira temporada.

A equipe de roteiristas de Enterprise consiste atualmente de três produtores executivos, Rick Berman, Brannon Braga e Coto, do produtor de supervisão LaZebnik, do produtor Sussman, do produtor de consultas Brennert, do editor executivo de histórias Bormanis e dos editores de histórias Judith e Garfield Reeves-Stevens.

Fonte: TrekToday