Sob novo comando, série inicia recuperação

Subindo a montanha

A SEMANA COMEÇOU BEM, com a notícia de que o episódio que abre a aparição de Brent Spiner (Data) em Enterprise, “Borderland”, além de ter sido elogiado pela maior parte da crítica, conquistou um aumento ligeiro na estimativa nacional rápida da audiência da série –o segundo seguido. Ainda é pouco, mas torcer não custa nada.

Quanto mais as coisas mudam…

CONFORME esta coluna já previa, los cappos Rick Berman e Brannon Braga deixaram para Manny Coto a tarefa de cuidar do setor criativo de Enterprise nesta temporada. Coto, fã confesso de Jornada, está fazendo a festa. Depois de se livrar da pataquada da Guerra Fria Temporal, trouxe Guerras Eugênicas, guerra civil Vulcana e fundação da Federação para a ordem do dia.

…mais permanecem as mesmas.

CLARO que os fãs sempre têm de reclamar. Depois de ver as inúmeras referências a episódios da Série Clássica nos primeiros roteiros da quarta temporada, alguns já começaram a comentar que Coto está planejando um episódio em que Nomad encontra os Senhores de Triskelion e sai em busca de V’Ger para frustrar o plano de Harry Mudd no planetas dos andróides.

Exploração de verdade

A VERDADEIRA ENTERPRISE, protótipo do ônibus espacial desenvolvido pela NASA nos anos 1970, agora pode ser vista em uma exposição da Instituição Smithsonian, num hangar perto de Washington, capital americana. Se alguém quiser aproveitar a viagem e cumprimentar o presidente George W. Bush pela vitória nas urnas…

Phlox está feliz

O ATOR John Billingsley é um dos mais animados quanto à qualidade dos episódios da quarta temporada da série. Em entrevista à “Sci Fi Pulse”, ele disse que o arco com Brent Spiner é talvez o melhor conjunto de episódios de Enterprise já produzido.

O spin de Spiner

O ATOR Brent Spiner, por sua vez, também ecoou a qualidade de Enterprise. Mas, como nem tudo são flores, ele também comentou o fracasso estrondoso de sua última aparição em Jornada, no filme “Nêmesis”, e disse que o elenco da Nova Geração jamais voltará a fazer outro.

Mistérios do desconhecido

A ESSA ALTURA, você deve estar se perguntando: onde diabos estava esta coluna, desaparecida há meses? O que aconteceu para que ela voltasse? E eu pergunto: o que aconteceu com V’Ger no planeta das máquinas? E quanto a Ron Moore, na equipe de roteiristas de Voyager? E quanto à eleição americana de 2000, na Flórida? Algumas coisas não têm explicação mesmo.


Jornada em 30 segundos, escrita por Salvador Nogueira,
é publicada todas as quartas-feiras no Trek Brasilis.