Prosseguindo na entrevista à revista “TV Zone”, Scott Bakula (Archer) fala mais sobre a 4ª temporada, o nível da audiência da série e o futuro de sua carreira. Alguns pontos mais importantes a seguir.
Quando perguntando sobre por que Enterprise não tinha alcançado exatamente a audiência das estrelas para igualar as vitoriosas A Nova Geração e DS9, Bakula disse, “As pessoas disseram para mim desde o início – Enterprise definitivamente terá sete anos de duração – Infelizmente, o mundo da TV mudou, e não é o mesmo de há 9 anos, quando a série Voyager começou. A escalada é diferente e você não pode rodear pensando que alguma coisa é automática. O principal exemplo disto é o fato de que nós agarramos à unha nosso caminho de volta ao ar este ano, com muitos sacrifícios para o estúdio. Tem sido bem digno (este trabalho), embora, eu não ache que nossa história fosse feita no fim da última temporada. Existe ainda um trabalho pleno de propósito e descoberta que este elenco pode encarar.”
Continua Bakula, “Eu estou excitado. Se tudo for bem, nós deslancharemos este ano e nossos números continuarão a crescer mesmo que eles estejam nas noites de sexta. Nós definitivamente estamos dando um grande impacto para a UPN que nunca teve números fortes nas noites de sexta, e tem sido tudo isso a força de nossos fãs. Minha esperança é que a rede estará mais desejosa de nos ter para a próxima temporada.”
Bakula fala sobre como lutar numa guerra afetou o caráter do capitão Archer, “Quando nós encontramos primeiramente o meu personagem, ele estava cheio de impetuosidade, ambição e excitamento sobre o futuro, o motor de seu pai venceu as dificuldades e o projeto da espaçonave da Terra foi um sucesso”, disse Scott, “Isto é, Archer não era este ser humano “bem rodado” em termos de experiência de vida.”
“Quando a Terra foi atacada pela sonda dos Xindis no final da segunda temporada, ele teve de aceitar a responsabilidade e tomar algumas decisões duras. Desde então, Archer viajou a lugares, ambos literalmente e figurativamente, que ele nunca pensou que iria. Este rapaz estava determinado a não perder a guerra no último ano.”
“Então como nós continuaremos isto nesta temporada? Quem Archer é agora? Como ele reagirá as situações? Ele é amargo? Você vê isso todo o tempo com pessoas que voltam de uma guerra. Como eles lidam com o que aconteceu a eles e assimilam isto em suas vidas? Nós estaremos explorando como Archer fará isso neste quarto ano.”
Bakula como nasceu e se criou em Saint Louis, Missouri, ficou interessado em atuar ainda jovem. Infelizmente, sua terra natal não ofereceu muitas oportunidades para TV ou filmes, então no colégio ele focou mais sobre carreiras convencionais, “Eu considerei várias opções, incluindo estudar Direito, mas nada realmente me atraiu”, recorda Bakula, “Eu finalmente decidi dar uma chance como ator. Sendo um grande fã de musical codedy, eu rumei para Nova York e eventualmente terminei trabalhando no teatro.”
“Quando eu, no início, comecei a atuar, nunca imaginei em me tornar uma estrela. Eu acho que muitos atores jovens tem esperanças de serem isso. Voltando (ao que estava falando), eu estava muito feliz em ter um trabalho e o que eu sempre quis fazer em minha carreira é interpretar tantos diferentes tipos de personagens quanto possível. Eu tentei não ficar ignorado ou ser visto como um cara que pode somente fazer A, B, ou C. Eu quero fazer todo o alfabeto. Até agora eu tenho tido sorte em atuar em uma grande variedade de personagens e eu espero continuar fazendo isso.”
A entrevista completa encontra-se no site TrekBBS.