O produtor-executivo Rick Berman chamou Manny Coto, que está atualmente na direção da série, de “um fator motivante” em incorporar elementos da série original em Enterprise e chamou os primeiros quatro episódios da quarta temporada de “formidáveis”.
Os comentários foram feitos na sua última entrevista para a revista Star Trek Communicator, no qual ele também disse que não teve ainda uma resposta definitiva sobre a questão de William Shatner (Kirk) aparecer no final da temporada de Enterprise e que não teria qualquer tipo de plano para quando um outro filme de Jornada será produzido.
Berman disse sempre tinha sido a intenção dos produtores de incorporar mais da série original já que a série desenhava “mais próxima da era Kirk e Spock”, mas acrescentou que Coto aumentou estes elementos. Ele também disse que ter novelistas como Judith e Garfield Reeves-Stevens foi uma benção, “Você sempre fica um pouco hesitante em ter recém chegados a equipe de produção, especialmente pessoas que vem de uma parte de Jornada que não está conectada com as séries de TV (autores de livros)”, admitiu ele. “Eles são simplesmente dinamite. Nós estamos nos lamentando por não termos encontrado eles anos atrás. Eles são absolutamente escritores cracker-jack (biscoito que virou símbolo do que é bom nos EUA), ambos incrivelmente impressionantes. O primeiro esboço de todo o primeiro script que eles fizeram (“The Forge”) foi, em minha opinião, o melhor rascunho de todos os primeiros trabalhos de escritores de Jornada que já vi em todos esses anos.”
O produtor executivo disse que não tem conversado com os chefões do estúdio sobre a saúde da franquia, quando a Paramount trocou muitos de suas posições, incluindo o todo poderoso Les Moonves. “Agora, meu sentimento é que a mais importante coisa é manter Enterprise tão saudável quanto possível”, disse Berman, “Eu estou esperançoso que as pessoas liguem às sextas e experimentem assistir nossa série.”
Fonte: TrekToday