A audiência ainda vive nos EUA…

Um susto

QUANDO o sétimo episódio, “The Forge”, fechou seus índices de audiência com 3,15 milhões de telespectadores (acima apenas de “Storm Front, Part I” e “Storm Front, Part II” nesta temporada), muitos fãs temeram que a lua-de-mel com os índices Nielsen havia acabado, e a série voltaria a perder público, após a participação de Brent Spiner. Quando os índices rápidos de “Awakening” saíram, na sexta-passada, o medo só fez por piorar: os números estavam abaixo de “The Forge”

A esperança é a última

MAS OS números finais reacenderam a chama. “Awakening” fechou a noite com média de 3,38 milhões de telespectadores nos EUA, praticamente igualando o resultado dos episódios de Spiner, dois dos quais (“Borderland” e “Cold Station 12) atingiram 3,39 milhões.

Moral da história

E ISSO num dia tradicionalmente marcado pela baixa audiência, em pleno feriado de Ação de Graças nos EUA. Ou seja, ainda resta uma esperança por mais aumentos na audiência e, quiçá, a renovação por mais uma temporada.

Retomando o fio da meada

O PRODUTOR-EXECUTIVO Manny Coto, depois de definir que a quarta temporada mostrará as raízes da formação da Federação e da Guerra Terra-Romulus, além de explorar em profundidade a cultura Vulcana, também irá explicar, em “Affliction”, por que os Klingons da Série Clássica têm testas lisas. Além disso, quer fazer um episódio com o Coronel Green (“The Savage Curtain”) e levar a NX-01 a Stratos (“The Cloudminders”). É ou não é o “salvador” de Jornada nas Estrelas?

Escritores da franquia

Enquanto o casal Judith e Garfield Reeven-Stevens faz sua estréia como parte da equipe de roteiristas de Enterprise, com “The Forge”, a romancista Susan Schwartz, autora de vários livros de Jornada com enfoque em Vulcano, elogiou o trabalho da série no resgate desses alienígenas centrais no universo de Jornada. E o escritor Peter David, também famoso na franquia por seus quadrinhos e livros, foi escalado para roteirizar “Starpoint Academy”, um filme de animação cujo conceito vem de escritos do criador de Jornada, Gene Roddenberry.

No mundo do vídeo digital

A PARAMOUNT divulgou imagens do boxset da primeira temporada de Enterprise, que chegará ao mercado americano no ano que vem. Segundo alguns sites, todas as quatro temporadas já produzidas serão lançadas no formato em 2005. Seria a primeira série lançada em DVD pelo estúdio antes da exibição em syndication e da conclusão da produção. Cuidado com os idos de março, já diria Shakespeare…

Prós e contras

Em entrevista à revista “Dreamwatch”, Connor Trinneer elogiou o desenvolvimento dos personagens, especialmente o seu (Trip Tucker), durante a quarta temporada. Em destaque, o fato de o personagem ter de lidar com o casamento de T’Pol. A atriz Jolene Blalock, por sua vez, andou soltando os cachorros nos produtores, dizendo que não se pode substituir boas histórias por peitos e bundas (mesmo que sejam dela). Elogiou Manny Coto por sua nova direção para a série, mas disse que era tarde demais para resgatá-la do cancelamento. Alheio a tudo isso, Manny declarou que fará com Trip e T’Pol algo nunca antes feito em Jornada nas Estrelas


Jornada em 30 segundos, escrita por Salvador Nogueira,
é publicada todas as quartas-feiras no Trek Brasilis.