O time de produção de Jornada poderá perder um dos seus mais antigos membros. Merri D. Howard, que tem estado com a franquia desde a Nova Geração em 1987, está deixando seu posto de Supervisora de Produção em Enterprise para trabalhar em um novo piloto (que provavelmente não será de Jornada, claro). Mas ela iria para algo melhor?Segundo as fontes, Howard pode continuar em alguma função até a produção (da série) terminar em março, mas o seu retorno para uma possível quinta temporada de Enterprise é improvável. Os exatos planos dela são desconhecidos.
Howard supervisionou a produção de Voyager e Enterprise por vários anos, coordenando um episódio inteiro, desde o final de um script até o fim da filmagem. Ela é responsável por manter o episódio dentro do tempo (de duração) e do orçamento, e freqüentemente tem de fazer duras exigências para cumprir isso, tais como reduzir o tamanho do set ou eliminar efeitos especiais. Entre as tarefas do dia a dia estão contratar diretores, ter certeza de que o episódio está no tamanho certo, e resolver problemas quando aparecerem.
Ela começou na Paramount Pictures como Segunda Assistente Diretora em “Macgyver”, antes de passar para Primeira Assistente Diretora em Jornada nas Estrelas – A Nova Geração. Após um ano na Nova Geração, foi promovida para Gerente da Unidade de Produção e mais tarde para Linha de Produção. Quando a série acabou e a produção de Voyager começou, foi transferida para a série e promovida a Produtora. Lá expandiu para Produtora de Co-Supervisão e Produtora Supervisora.
Depois de sete anos, em abril de 2001, Voyager completou seu último ciclo de produção e Enterprise tomou seu lugar, no qual Howard pulou a bordo, mantendo o posto de Produtora Supervisora.
Fonte: TrekWeb