O TrekUnited (site que está arrecadando fundos para salvar Enterprise do cancelamento) postou um recente bate-papo em seu fórum com o produtor Manny Coto, que fala pela primeira vez após o anuncio do cancelamento. Alguns pontos mais importantes.
Manny Coto: “Primeiramente, agradeço muito a todos pelo apoio dado a nós para esta temporada. Eu estou gratificado por todos os cumprimentos recebidos. Mas eu quero observar que tudo o que está sendo escrito vem do esforço de um grupo e que nós temos uma maravilhosa equipe de produção que ama a série e merece toda a admiração que tem sido feita.”
O que você acha do TrekUnited.com?
Manny Coto: “Eu acho que o TrekUnited é um esforço sem precedentes e um exemplo para todos nós de Enterprise que estamos incompreensivelmente desanimados pelas notícias. Isto realmente valida o trabalho que nós temos feito este ano e nós desejamos que seja o melhor.”
Por que você parou com o tema da Guerra Fria Temporal?
Manny Coto: “Eu senti que tudo que havia sido dito sobre a Guerra Temporal já foi dito. Eu senti uma forte ligação com a viagem no tempo no começo da série. Eu quis que essa quarta temporada fosse uma temporada relativamente livre de viagem no tempo e tanto é que eu abri a discussão escrevendo sobre ela dentro da quarta temporada. Eu esperava secretamente por uma quinta temporada para direcionar a viagem no tempo.”
Qual o período da história de Jornada que você gostaria de explorar mais?
Manny Coto: “Pessoalmente, eu não recomendaria realmente fazer um outro prequel. O meu maior interesse seria o período durante a produção dos filmes de Jornada. Contudo eu recomendaria para a próxima série se situar no século 25 porque eu sinto que Jornada deve seguir adiante.”
Há muitos murmúrios dentro da Paramount sobre os esforços para salvar Enterprise. A campanha tem algum efeito sobre a equipe de produção e ao elenco?
Manny Coto: “Eu posso definitivamente dizer que está tendo um efeito sobre a produção e o elenco. Nós estamos constantemente conversando sobre isso e perguntando como está indo. Quanto ao que está acontecendo dentro da Paramount ou da UPN, eu não posso dizer, mas eu imagino que não está passando despercebido.”
Quais seriam os seus planos para a quinta temporada?
Manny Coto: “Eu tenho numerosos planos. O mais interessante que me veio a mente é um arco que levaria a fundação da primeira base estelar. Também, eu quero fazer um multi-arco que tomaria lugar na cidade de Stratos, a cidade nas nuvens. E realmente quero visitar Denobula e fazer possivelmente mais um arco duplo sobre o universo espelho, o qual eu vejo quase como uma série dentro de outra série. Mas o tema central da temporada teria sido a verdadeira fundação da Federação.”
Você acha que Jornada precisa dar uma parada?
Manny Coto: “Eu não acredito nem por um momento que Jornada precise dar uma parada. De fato eu acho que nós precisamos mais de Jornada. Seria uma Jornada à noite na UPN. Eu acredito que haja uma audiência para a série. Acho que muito tem de se fazer com a promoção da série. Eu não sei quantas vezes as pessoas tem dito para mim quando eu falo que estou trabalhando em Jornada, eles respondem – Isso ainda existe? – Muitas pessoas não sabem que estamos aqui. As pessoas que andam pra lá e pra cá dizendo que Jornada precisa de uma parada, são eles que precisam.”
Algum spoiler ou novidade sobre o episódio final?
Manny Coto: “Eu estou me abstendo de dar qualquer spoiler sobre o episódio final porque está sendo escrito por Rick e Brannon. Mas eu posso dizer que é um episódio com muito movimento e que será um sucesso.”
Qual o seu episódio favorito na Série Clássica e por quê?
Manny Coto: “Meu episódio favorito é “The Doomsday Machine” (A Máquina do Juízo Final). É uma perfeita mistura de ação e drama. Eu não diria que é o melhor episódio, mas é o meu favorito. Este é um dos episódios que me fez amar Jornada. Se eu tivesse que apontar o melhor episódio da série clássica eu diria que é “The City on the Edge of Forever” (A Cidade à Beira da Eternidade).”
Você acha que a campanha dos fãs tem alguma chance de sucesso?
Manny Coto: “Sinceramente, eu acho que sim. As campanhas de fãs tiveram sucesso no passado e outra vez terão no futuro. E Jornada tem os mais leais, apaixonados fãs de qualquer série que já foi ao ar.”
Você acha que os índices de audiência refletem a realidade de Enterprise?
Manny Coto: “Eu não acho. Eu acredito que os fãs de Jornada fazem download dos episódios, gravam e usam o TiVo neles (gravação digital da TV). Eu acredito que são os índices que são significativamente inadequados.”
Você tem algum conselho para dar aos sites Trek United e Save Enterprise que fazem as campanhas?
Manny Coto: “Façam tanto barulho quanto possível!
Você acha que mover Enteprise para fora da UPN ajudaria e qual a outra emissora que você gostaria de ver apresentando a série?
Manny Coto: “É uma questão difícil de responder. Acho que a escolha óbvia é o Sci-Fi Channel. Mas o Sci-Fi Channel não tem tanto dinheiro e nós precisaríamos reorganizar o orçamento. Eu gostaria de ver Enterprise em qualquer grande emissora. Mas parte de meus desejos é que pudéssemos ficar apenas na UPN com mais suporte.”
A Paramount permitirá matar Enterprise e Jornada?
Manny Coto: “Oh, não. Eu acredito que a decisão da Paramount com relação a Enterprise é uma coisa que eles acham que é a melhor decisão, contudo eles podem estar errados. Eu apenas acho que o melhor seria deixar Enterprise continuar e ter uma outra série esperando por fora. Se as pessoas podem assistir as 47 versões da série policial CSI (Crime Scene Investigation), nós podemos ter mais do que uma versão de Jornada.”
Que conselhos você daria a alguém que quiser escrever para Jornada no futuro?
Manny Coto: “Meu conselho seria, primeiro, tornar-se um escritor para TV e aprender a arte de escrever para televisão e cinema. Mas o aviso básico seria escrever tanto quanto possível. Uma das coisas que eu quis fazer para a quinta temporada era abrir a porta mais uma vez para histórias de fãs assim como aproximar de escritores de ficção para criar idéias para arcos de história. Eu visionei arcos de histórias desenvolvidas por David Brin, Gregory Benford, and Greg Bear.”
Se Enterprise não mais for capaz de retornar, você se vê envolvido em outra série de Jornada, você acha que tem alguma chance?
Manny Coto: “Eu adoraria estar envolvido. Eu ficaria feliz de estar fazendo Jornada pelo resto da minha vida.”
Fonte: TrekWeb