Bakula fala pela primeira vez sobre cancelamento

Scott Bakula, ator de Enterprise que interpreta o capitão Jonathan Archer, deu uma entrevista exclusiva no chat do site oficial após o anuncio do cancelamento da série. Os pontos mais importantes, a seguir.

Como você se sente sobre o cancelamento de Enterprise, e se você sabe quais foram as razões para a decisão de cancelá-la?

Bakula: “Bem, eu estou desapontado, e todos que estão envolvidos com a série também estão desapontados. Obviamente estamos todos muito emocionalmente afeiçoados à série e nós todos estamos há um grande tempo produzindo a série. Então você gostaria que esse tipo de situação continuasse. Infelizmente nós não nos encaixamos nos planos de negócios da UPN. Então, esta é uma situação que está fora de nosso controle e ultimamente não tem nenhuma reflexão sobre a nossa série ou sobre a qualidade dela. Ou o compromisso de todos para com os nossos fãs. É duro não levar isso pessoalmente, mas no fim nós tivemos mais uma temporada porque a UPN quis nos dar, graças a Garry Hart (Presidente da Paramount Television Production), de maneira que nós tivemos sorte sobre isso… Outra vez digo, que todos estamos desapontados porque nós temos tido uma grande temporada (a quarta), todos têm estado muito entusiasmados com a direção da série este ano, todos nós sentimos que Manny Coto tem realmente trabalhado duro para manter nos seguindo com Rick (Berman) e Brannon (Braga), mas estamos gratos e muito cientes que por todas as intenções e propostas, nós não teríamos tido uma quarta temporada. Eu apenas falei com Garry Hart dois dias atrás de tudo isso, e agradeci a ele outra vez por ajudar a todos nós. Ele é uma grande pessoa, e se as pessoas estão procurando por alguma coisa positiva para pensar ou para responder — ele é uma grande pessoa para se conhecer. Então estamos todos nos preparando para dizer nosso “adeus” e ao mesmo tempo estamos cientes de que as últimas três temporadas que nós fizemos se completarão com uma incrível quarta temporada.”

Existe algum modo de podermos salvar Enterprise do fim?

Bakula: “Eu não tenho uma clara resposta para isso. Obviamente nós queremos que todos liguem (a TV) e assistam os últimos episódios, porque nós estamos extremamente orgulhosos deles e estamos ansiosos para dividir eles com os fãs. Seria um desapontamento se houvesse uma queda de telespectadores por causa do cancelamento. Mas a realidade é, como eu vejo, um pouco parecida com um barco numa tempestade sem nenhum porto próximo. Não há realmente nenhum executivo interessado em deixar a Paramount ou a UPN ou a CBS com boa vontade para lutar pela série. Todos da Paramount que tiveram história na franquia se foram. Então eu não saberia mesmo dizer a quem você deve fazer sua queixa, porque não há ninguém realmente interessado. Nós caímos entre as fendas da mudança de guarda (de chefia).”

Quais as chances da série passar pelo SpikeTV ou no canal Sci-Fi?

Bakula: “Especificamente, para vender a série para uma outra rede, você tem de ter alguém do seu estúdio que tenha o melhor interesse no coração. Para o meu conhecimento, e da leitura de documentos que a Paramount publicou, eles parecem muito contentes em deixar a série seguir e, eu acho, que a esperança é que nós sairemos tranquilamente. Eles têm uma agenda muito maior para produzirem novas séries para TV para CBS e UPN. E uma vez mais, nós não nos enquadramos na conta. É irônico que nossos números de audiência, e com o suporte de nossos fãs, teríamos muito mais sucesso no Sci-Fi Channell ou na USA Network ou e quase todos os canais a cabo. Mas a Paramount é dona de Jornada, e alguém daqui teria de querer pesquisar lá fora (outras emissoras). Em termos dos bombardeios ao Les Moonves com e-mails, cartas, etc.., conhecendo o Les, com eu conheço, eu duvido muito que ele possa possivelmente mudar de idéia. Eu estava, contudo, recordando ontem, dos bons e velhos dias quando Quantum Leap foi cancelada, ou como diria, “por um hiato” no meio da temporada, e Warren Littlefield teve o bom senso e o bom humor de lançar um comercial onde ele estava recebendo milhares de cartas despejadas em seu escritório e o comercial foi algo do tipo “Já é o bastante, nós estamos pondo Quantum de volta ao ar! Eu dei uma boa risada sobre isso e me lembro afetuosamente do Warren e sua abertura para o suporte dos fãs naquele tempo… Eu sei que muitas pessoas estão tristes pela série ter sido cancelada, mas eu quero recordar a todos que a série foi vendida para syndication, eu acredito, que para 90% do país, então de algum modo nós teremos a possibilidade de alcançar toda uma nova audiência e, como as pessoas tem dito, nós provavelmente teremos um grande sucesso em syndication. Então podemos dizer que estamos por baixo mas não definitivamente fora e não estamos indo embora de vez e pelo que sei eles (os roteiristas) não nos explodirão no último episódio e matarão a todos, de modo que não fiquem muito tristes com nossa saída.”

Manny Coto escreveu alguns fantásticos episódios nesta temporada, qual é o seu favorito?

Bakula: “Bem, Manny tem pessoalmente escrito vários episódios neste ano, e tem moldado todos eles e eu realmente gostei desta trilogia Andoriana/Vulcana (que começou com “Babel One”). Eu senti que foi tremendamente bem feita e a seguir teremos um episódio duplo sobre o universo espelho que será realmente uma surpresa e um deleite para todos. E nós estivemos agradavelmente produzindo eles! Para o universo espelho eu direi somente duas palavras: Defiant e Gorn.”

Em face do cancelamento, qual será sua melhor recordação de Enterprise? E como está sendo esta experiência para você?

Bakula: “Minha melhor recordação de Enterprise é tomar parte deste legado e da franquia. Isso tem sido uma experiência muito positiva para mim, algo no qual eu fui fã na minha vida adulta, e trabalhando com o grupo de atores, no qual tem sido extremamente divertido e prazeroso. Eles todos riem de mim muito e damos muitas gargalhadas. Eu também apreciei o processo colaborativo de Rick, Brannon e Manny.”

No episódio “United” parece que você ajuda a começar ao que se transformará em Federação?

Bakula: “A história da Federação continua com o fim de nossa temporada. Eu não sei como ela irá se desenvolver, mas eu sei que meu personagem continuará a contribuir para o seu nascimento.”

O que você acha do relacionamento entre Trip e T’Pol?

Bakula: “Obviamente, esta é uma questão para Rick (Berman) e Brannon (Braga) responderem, mas eu realmente acredito que se você olhar para o nosso relacionamento dos anos passados, ele teve mais dimensão e desafios do que se nós apenas tivéssemos um relacionamento convencional, uma vez a cada sete anos. E eu acho que é bom você deixar os fãs esperando alguma coisa e esperando por alguma coisa. Não dando sempre a audiência exatamente o que eles querem, aí nos tornamos previsíveis.”

Você sentirá saudades do Porthos?

Bakula: “Todos sentiremos saudades do Porthos.”

Como você sente o personagem Archer que você mudou ao logo dos anos, em Enterprise?

Bakula: “Bem, eu acho que o Archer amadureceu, ficou mais confidente, tornou-se diplomático, tornou-se um explorador bem visto. Ele teve seus olhos abertos para um monte de coisas e tudo isso fez dele muito mais interessante e um ser humano bem desenvolvido.”

Fonte: StarTrek.com