“Phlox”, Moore e Berman falam sobre cancelamento

Meses atrás, o ator de Enterprise John Billingsley (Dr. Phlox) foi possívelmente o primeiro ator a duvidar das chances de renovação da série para uma quinta temporada. Mas falando agora ao site TrekToday, Billingsley, novamente o primeiro do elenco a comentar sobre o cancelamento, admitiu que mesmo assim ele se agarrou em alguma esperança da série ter uma outra temporada.

“Certamente não fiquei surpreso em ouvir que Enterprise tinha sido cancelada, embora, eu, o elenco e toda a produção, esperávamos por um milagre. Ainda assim, foi bonito da parte da emissora cancelar a série logo e não deixar para mais tarde, já que dará a todos a oportunidade de tentar buscar um outro projeto”.

Billingsley disse também que ficou triste em ver que o entusiasmo dos fãs em se unirem em campanhas para salvar Enterprise não tenha sido premiado com uma quinta temporada. “Mas nossos parceiros nos deram algum consolo pelo fato de seus esforços em nosso favor durante o último ano trilharem um longo caminho, garantindo a quarta temporada, que nós ainda estamos trabalhando”. Billingsley acrescentou ironicamente que este ano foi o ano que ele sentiu que a série “realmente acertou seu passo”.

Billingsley disse que, embora, vá perder seus amigos da série, também tem seu lado bom esse cancelamento, “Há sempre alguma parte de um ator que anseia por novas oportunidades e eu não posso dizer que isso foi uma notícia inteiramente ruim, eu sou ambivalente”, admitiu, “Sem máscara de borracha, uma chance de interpretar outros personagens, mas eu mencionei que eu tive uma hipoteca? De qualquer modo, eu olho para frente para continuar a interação com os fãs nos próximos anos”. Por fim conclui Billingsley, “Eles (os fãs) têm sido nada mais do que gentis, graciosos e animados. E, é claro, que eu quero fazer uma grande homenagem a Rick Berman e Brannon Braga que me deram um bom emprego e não foram menos do que abertos (a idéias), apoiando e encorajando nos quatro anos que eu trabalhei com eles. Foi um privilégio”.

Já o roteirista de Nova Geração, DS9 e Voyager, Ronald D. Moore falou ao Boston Globe sobre o cancelamento de Enterprise, “Meu senso sobre a franquia é que ela necessita de um descanso”, disse, “A franquia é uma forte idéia. O conceito é bom. Apenas está sendo escrito em um estilo que não está segurando mais a audiência. Em algumas vezes, a continuidade da série está começando a trabalhar contra. Existe um tão complexo universo, com tantos personagens que é um pouco desencorajador para as novas audiências”.

Moore acrescentou que ele sente que Enterprise retornará eventualmente, assim como o sucesso de seu novo trabalho Galática – Nave de Batalha, que provou que há ainda mercado para séries baseadas em ficção científica, “Você pode contar que a grande voracidade da Paramount trará Jornada de volta”.

Rick Berman, o produtor executivo de Enterprise disse, numa entrevista aos sites Sci-Fi Wire e Usa Today, que a Paramount, no último ano, considerou em vender a série para outros canais, mas que eles agora decidiram contra esta opção. “O orçamento que todas as nossas séries de Jornada tiveram são tipos de orçamento que seriam proibitivos em uma TV a cabo. Então agora os do alto escalão (da Paramount) parecem sentir que é tempo de dar um descanso a franquia, e eu acho que é uma boa idéia”.

Continua Berman, “O indicador final é sempre a audiência. Embora, do nosso ponto de vista, e do ponto de vista dos fãs, qualitativamente, a série foi melhor do que se imaginava. Mas os números continuaram a cair……A energia que nós colocamos não foi vista com bons olhos.

“O fato é que nós fizemos 624 horas de Jornada nos últimos 18 anos, você pode levar uma das muitas viagens para o poço. Há um ponto no qual você pode alcançar um sentido de sobre esforço”.

Ele também disse que o estúdio está tratando isto como um descanso, não algo permanente, e ele estima que o hiato levará pelo menos uns três anos.

“Provavelmente será bom dar uma parada, por enquanto, para rejuvenescer”, disse, acrescentando que existe hoje uma dura competição com outras séries de ficção, o que quase não existia no tempo de A Nova Geração”

Justificando a queda na audiência de Jornada desde Nêmesis , disse Berman, “Acho que toda a rede teve uma grande queda antes do Natal até após ele. Eu não estou apenas muito orgulhoso dos episódios que fizemos nestas quatro temporadas de Enterprise, mas também os episódios que ainda não foram ao ar, e que são indubitavelmente alguns dos melhores que já produzimos. Não acho que tenha algo a haver com a qualidade da série. Isto pode ser apenas o meu ego falando, mas acho que fizemos um grande trabalho. Se você olhar para a performace de Nêmesis, verá que o que eu acho, um filme maravilhoso, que não teve o desempenho (de audiência) como esperado. Acho que foi isso que aconteceu com Enterprise”.

Fonte: Trek Today