Erik Jendresen fala de seu trabalho em Jornada XI

O escritor Erik Jendresen, em entrevista ao site SyFy Portal, confirma que foi contratado pela Paramount para escrever o décimo primeiro filme de Jornada (ainda sem título), que se passará cerca de 160 anos antes do nascimento de Kirk e após os eventos de Enterprise, e não envolverá nenhum dos personagens das séries anteriores, embora possa pegar emprestado alguma coisa delas.

“Existe uma velha tradição em filmes sobre espaço, se você pensar bem, onde a guerra e o conflito são muito estéreis”, disse Jendresen, “a morte não fere, não é realmente feia. Você pode ser morto por um phaser e apenas desintegrar”.

“Nós estamos indo 160 anos antes de Kirk nascer. É um tempo antigo, e eu acho que seria realmente refrescante sentir alguma coisa no curso da história, ao invés de ficar admirado por um efeito especial, ou mostar uma outra tripulação em perigo, onde, no fim, o capitão faz algo brilhante, e todos salvam o mundo.”

Perguntado sobre qual seria o tema do filme, Jendresen respondeu, “existe muita desinformação e especulação negativa. Todos precisam apenas tomar um calmante romulano e ter alguma fé”, disse, refletindo sobre o ambiente negativista de Jornada em anos recentes. “Tudo que ocorreu nos últimos anos não foi perdido pelo senhor envolvido neste esforço. Eu acho que seria maravilhoso trazer toda uma nova geração para dentro deste mundo”.

Embora tivesse pouco conhecimento do passado de Jornada, Jendresen disse que procurou olhar para dentro do coração de Gene Roddenberry para achar o que foi perdido, “a série original teve grandes idéias. A tripulação em particular, sob a liderança de um oficial com senso de oportunismo, audácia e visão. Ele teve um espírito pioneiro dos grandes exploradores, e isto foi capturado pela série. Após o fim da série original, muito foi perdido, com poucas exceções. E eu digo que é hora de encontrarmos este tempo outra vez”.

Jendresen, que inicialmente não se interessou pelo projeto, aceitou apenas quando o estúdio assegurou a ele que seria totalmente diferente de todos os esforços anteriores com Jornada.

Isto quer dizer que nem tudo terminará com risos e alegria. “Sobre o fim desta história. Ninguém fica bem”, disse ele. “Eu posso dizer seguramente como um contador de história com certos padrões – minha intenção é literariamente como um roteirista, como um escritor de filmes, ir audaciosamente até onde ninguém jamais esteve.”

Fonte: TrekWeb