Além dos veteranos da série A Nova Geração Jonathan Frakes (Riker) e Marina Sirtis (Troi), o episódio final de Enterprise teve a presença, como convidados especiais, de dois profissionais do espaço: os astronautas da NASA, Mike Fincke e Terry Virts.
“Foi clara a mágica de Hollywood fazer algo de papelão e plástico parecer real”, disse Fincke num artigo do site da NASA, acrescentando, “Eu levei toda a minha carreira aprendendo a manejar chaves e botões. No set de filmagem, nenhuma chave ou botão faz qualquer coisa”.
Fincke foi o astronauta que conversou com o ator Scott Bakula (Archer) no início deste ano, usando uma conexão direta da Estação Espacial ISS. Já Virts não foi ao espaço ainda, mas disse que quando finalmente for ao espaço numa missão agradecerá particularmente a Jornada nas Estrelas. “Quando criança, eu fiquei interessado na série original e no primeiro filme produzido por Jornada. Eles definitivamente tiveram um impacto em me motivar para a carreira na NASA”.
Fincke e Virts atuaram como engenheiros da NX-01, com Finke chegando a dizer uma linha de diálogo com Connor Trineer(Tucker). Disse Virts: “Somente após ver como talentosos são os atores é que ficou perfeito meu dia de trabalho”. Mas Fincke acrescentou que a franquia também teve muita atração em sua carreira, “foi interessante e engraçado ver de relance como esse trabalho é feito em Hollywood, mas não há nada como o real”, completou o astronauta.
Fonte: TrekToday