A Viacom Inc., gigante do entretenimento, que é proprietária da Paramont Pictures (e conseqüentemente dos direitos de Jornada), da emissora UPN dentre outras, está se dividindo em duas companhias.
Segundo os sites Variety e The Hollywood Reporter, essa divisão resultará na criação da CBS Corporation. A nova companhia englobará as emissoras CBS e UPN, outras TVs de propriedade da Viacom, a CBS e a Paramount produções, assim como a TV a cabo Showtime, a emissora de rádio Infinity Broadcasting e a Paramount Parks. Enquanto que a outra parte que continuará a se chamar Viacom Inc., controlará a Paramount Pictures, a Paramount Home Entertainment, a MTV Networks, BET e a Famous Music.
Essa divisão é esperada se concretizar no primeiro trimestre de 2006, com o Sr. Redstone mantendo sua posição como presidente e controlando ambas as entidades. As novas companhias, a Viacom Inc. e a CBS Corp., terão como co-presidentes, respectivamente, os Srs. Tom Freston e Leslie Moonves.
Não está claro, no presente momento, que entidade ficará com o controle da franquia de Jornada. Se daqui há um bom tempo (após a efetivação da divisão) a proposta do produtor executivo de Jornada, Rick Berman, para a produção de um novo filme de Jornada, for aceita, cairá na jurisdição de Freston da Viacom, que controlará o estúdio de filmagens, tanto quanto a produção dos DVDs da Paramount Home Entertainment. Por outro lado, a Paramount Television e a Pocket Books, ambas envolvidas na produção dos produtos de Jornada por muitos anos, será controlada pela nova CBS Corp., de maneira que muitos projetos para televisão poderão vir dela.
Provavelmente ocorrerá uma joint licensing (espécie de licença para trabalho em conjunto), e com a possibilidade deste sistema permanecer, não haverá um chefe apenas em comando sobre a franquia de Jornada, como tem sido com Rick Berman há anos. Se os projetos de filmes passarem pela CBS, de agora em diante, a Paramount TV terá de negociar com a Paramount Pictures.
“A idade dos conglomerados acabou”, disse Redstone que chama essa divisão de, “uma natural extensão do patamar estabalecido na criação da Viacom”, acrescentando, “Nós estamos guardando as significantes vantagens que nós obtivemos na Paramount e CBS e ao mesmo tempo a necessidade de adaptarmos para as mudanças do meio competitivo”. Mas o que isso significará para o destino de uma das maiores franquias da TV, não sabemos.
Fonte: Trek Today