Participantes da “Comic Con” avaliam Jornada

Escritores, “experts”, e entusiastas em Jornada numa grande reunião de escritores de comic books e produtores de filmes chamada de Comic Con, que realizou-se entre os dias 14 e 17 de julho em San Diego (EUA), semana passada, disseram que a série Enterprise falhou porque não foi realista o bastante como a renovada série “Battlestar Galatica”, segundo artigo publicado pelo repórter Jeff Dillon do site SignOn San Diego.

Robert Meyer Burnett, produtor do filme paródia “Free Enterprise”, disse que diferente da série original, que refletiu os conflitos sociais dos anos 60, as recentes séries de Jornada tornaram-se grandes produtoras de anomalias espaciais e outras excentricidades, e comparando com “Galactica” disse: “Battlestar Galatica é basicamente uma série naval localizada no espaço. É sobre a Segunda Guerra Mundial. Jornada habituou-se a mostrar o nosso mundo. Agora, isso não é mais visto”, acrescentando que a série “Galactica” nos leva aos recentes debates sobre homens-bomba, direitos civis, tortura e a paranóia da uma sociedade temerosa de infiltrações que possam destrui-la. O que não ocorre mais com Jornada, disse o produtor em debate no auditório do Centro de Convenções de San Diego.

Um dos problemas com Enterprise foi o marketing inicial que prometia ser uma ponte de ligação entre a tecnologia de hoje e a da era de Kirk e Spock, disse Bill Hunt, editor do site The Digital Bits, especializado em lançamento de DVDs. “E Enterprise…”, completa ele, “…rapidamente esqueceu essa premissa”.

Já Daren Dochterman, produtor da edição especial em DVD do primeiro filme de Jornada no cinema “Jornada nas Estrelas – O Filme”, disse que “quando o Shatner (capitão Kirk) está sentado na cadeira de comando, inclinado à frente, ele parece que está se deliciando. Enquanto que o Scott Bakula como capitão Archer sempre pareceu que quis estar em algum lugar também”.

A maioria dos participantes é de opinião de que é improvável que a Paramount reviva Jornada dentro de poucos anos, embora o estúdio possa ser pressionado pelo crescimento de fan filmes (filmes produzidos por fãs) independentes que são distribuídos gratuitamente pela internet.

Por fim Daren Dochterman acha que “nós precisamos deixar Jornada morrer por enquanto. Mas nós sabemos que ela voltará, como aconteceu com Spock”.

Fonte: TrekToday